Ordem do Dia 11/08/23
continua depois da publicidade
Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia.
Conforme adiantado nesta coluna, há algumas semanas, a Stellantis, finalmente, lançou oficialmente seu projeto de carro híbrido.
Segundo nossas fontes, o projeto da empresa estaria em desenvolvimento há cerca de dez anos. Reunindo montadoras do porte da Fiat, Jeep, Chrysler, Citröen, Peugeot e Opel, a Stellantis apresentou o que seria, até o momento, o mais avançado projeto de motorização híbrida, disponível no mercado.
Com duas propostas de tipo híbrido, a tradicional e a plug-in, esse projeto poderá ser adotado inclusive nos EUA, que seriam, atualmente, o maior produtor de etanol do mundo.
O sistema tradicional, recarrega as baterias a partir da frenagem e recursos do próprio veículo. Alcança um consumo médio de 20 km por litro, no trânsito urbano.
Já a proposta plug-in, admite a recarga das baterias a partir de tomadas elétricas. E proporciona uma significativa autonomia no modo exclusivamente elétrico.
Com foco no motor a combustão movido exclusivamente a etanol, o índice de descarbonização do veículo pode alcançar 80%. A meta seria de 50%, até 2030.
Essa é a proposta brasileira, que pretende reunir tecnologia, economia e descarbonização a custos menores, que a proposta de veículo exclusivamente elétrico. Pode ser uma bela “jabuticaba”. Quem viver verá.
* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG) e Direito Administrativo (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com