Ordem do Dia 09/08/23
continua depois da publicidade
Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia.
Um almoço no restaurante Le Cassarole, no Largo do Arouche, em São Paulo, marcou a comemoração dos 29 anos do Plano Real.
FHC participou, assim como outros tucanos históricos. Até mesmo Geraldo Alkimin marcou presença no evento.
Andrea Matarazzo, organizador da comemoração, ressaltou o clima do encontro: “alto astral e harmonia total”.
Duas perguntas derivam dessa constatação: em qual evento político, atualmente, observamos esse tipo de comportamento?
O que vemos hoje, em encontros políticos, é ódio sobre ódio. Somados a uma boa dose de ignorância e grosseria. Outra pergunta: depois do Plano Real, qual reforma estrutural, realmente relevante, foi levada a cabo no Brasil, pelos governos que sucederam os tucanos?
Podemos citar, de plano, um impeachment e uma tentativa de golpe. E mais mensalões, petrolões, rachadinhas e desvios de jóias ou pedras preciosas.
O tão criticado tucanato foi substituído por esquemas obscuros, de tipo sindical, ou típicos de milícias ou equivalentes. A bandidagem deita e rola.
* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG) e Direito Administrativo (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com