Ordem do Dia 08/08/23
continua depois da publicidade
Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia.
A fala xenófoba do governador Zema, assunto desta coluna no dia de ontem, foi objeto de grande repercussão Brasil afora.
O ministro da justiça, Flávio Dino, chegou a classificar a posição de Zema de “criminosa” e que o governador seria “traidor da pátria”.
Nem mesmo setores da direita defenderam Zema. Até porque não seria a primeira vez que o governador mineiro manifesta preconceito contra nordestinos e nortistas.
Recentemente, mesmo sem dispor de estatísticas oficiais, Zema afirmou que nas regiões Norte e Nordeste há “menos trabalhadores do que beneficiários das bolsas do governo”. Sugerindo que naquelas regiões as pessoas preferem receber auxílios a trabalhar.
Talvez classificar esse homem de “traidor da pátria”, tal como fez Dino, seja um exagero retórico. Mas, seguramente, não é a primeira vez que o governador de Minas envergonha os mineiros. E, provavelmente, não será a última.
* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG) e Direito Administrativo (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com