Compulsão pela mentira

continua depois da publicidade

Ainda respondendo à falsa afirmação do atual prefeito de que, nos últimos quarenta anos, nenhum prefeito fez pavimentações, memorizo algumas intervenções na zona oeste e zona rural, no período em que tive a honra de ser prefeito da cidade e a decência de honrar os que me antecederam.

A bem da verdade, dedico este modesto artigo aos trabalhadores que abriram a Rua Rio de Janeiro e Rua São Paulo com picaretas, carrinhos de mão e carroças e presto homenagem aos prefeitos da época que com parcos recursos tiveram a coragem de encarar o colossal desafio.

Nos documentos que consegui recuperar sem muito tempo para fazê-lo, listo intervenções, sob a coordenação do vice prefeito e secretário de obras, Zéca Brochado, de pavimentação nas regiões mencionadas. Oeste – Rua Senador Salgado Filho (após canalização de 480 m no córrego do Cortume); recuperação da pavimentação de trecho da Avenida José Aurélio Vilela, após construção de contenção em gabião de 720m³; pavimentação das vias Antônio Augusto Grilo, José Cândido Silveira, Antônio Emídio de Rezende (após canalização do córrego e rede de esgoto); avenida Pedro Gália, vias Flávio Erler, João de Parólis, Manoel Cândido Martins, Nenê Basso, alargamento e iluminação da Av. Padre André Bouchard até o Maria Imaculada, Gerson Alves de Moraes, Guilherme Afonso Junqueira, Luis José Dias Neto, Pedro Bertozzi, acesso ao Cristo pela Vila Rica, rua Vila Rica, Henrique Consolini, Vitória, Galileu José Maggi (após construção de retorno).

Registre-se a pavimentação em lama asfáltica na ordem de quase 17.000 m² somente nesta região. Na zona rural pavimentamos 37.000 m² somente em terreiros de café.

Pavimentamos a estrada que vai da fazenda Lambari até a divisa de Caconde, da Serra do Selado até a ponte do João Neri (onde construímos uma nova ponte ligando Poços a Botelhos), da Serra do Selado até a Ponte Nova e acesso a PCH Padre Carlos.

Minha pesquisa continua e continuarei publicando informes para que verdade prevaleça sobre a mentira. Na próxima oportunidade, falarei das regiões sudeste e leste, além de eventual comple-mentação das ora publicadas.

* Paulo Tadeu DArcádia é ex-prefeito de Poços de Caldas, ex-vereador, médico veterinário e presidente do Diretório Municipal do PT