Coluna MG 03/08/2023

A Coluna MG traz as principais notícias veiculadas em jornais do interior de Minas filiados ao Sindicato dos Proprietários de Jornais de Minas Gerais (Sindijori).

R$ 13,3 mi para reforçar vacinação no Norte
Com o objetivo de colocar em prática a política de incentivo às ações de vacinação da população, atendendo às demandas especialmente fora das unidades de saúde (comunidades urbanas e rurais, nas escolas e creches), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está disponibilizando mais de R$ 13,3 milhões para 86 municípios que integram a macrorregião de saúde Norte de Minas.  A liberação dos recursos foi aprovada durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúd, realizada em Belo Horizonte. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)

Justiça cassa diploma de vereador
A Justiça Eleitoral acatou representação especial ajuizada pelo Ministério Público Eleitoral  alegando a captação ilícita de recursos com fins eleitorais, consubstanciada no abuso de poder econômico, e cassou o diploma outorgado ao vereador Elson Lima, de Nanuque. Segundo o Ministério Público, a irregularidade em questão ultrapassou o âmbito contábil e comprometeu, de forma contundente, a moralidade da eleição de 2020. Diante da decisão judicial, o cartório eleitoral fará uma nova totalização dos votos para recalcular os quocientes eleitorais e partidários. (Em Tempo – Nanuque)

Uberaba pode ter delegacia da Marinha
Uberaba receberá, entre os dias 10 e 12 de agosto, a visita do Capitão de Mar e Guerra (CMG) Leonardo Lucena, representante da Marinha do Brasil e comandante da Capitania dos Portos de Belo Horizonte. O objetivo da visita é avaliar a viabilidade da instalação de uma Delegacia Fluvial no Triângulo Mineiro. Durante essa diligência, o CMG também irá visitar as cidades de Ituiutaba e Uberlândia, conforme informado pelo secretário de Defesa Social, coronel Alexandre Marcelo Costa de Oliveira. (Jornal de Uberaba)

continua depois da publicidade

3 mil caíram em golpes em Uberlândia
Uberlândia registrou 3.034 casos de estelionato no primeiro semestre deste ano, o que representa uma média de 16 ocorrências por dia. Segundo dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp), em menos de uma década, o número de vítimas da prática criminosa quadruplicou na cidade. O levantamento aponta que em 2013 foram computados 1.316 casos de estelionato no município. Quase 10 anos depois, em 2022, mais de 6,2 mil pessoas caíram em golpes, sendo um aumento de mais de 370%. (Jornal Diário de Uberlândia – Uberlândia)

Tarifa zero é renovado em Mariana
A Câmara Municipal de Mariana, na manhã desta segunda-feira, 31, durante reunião extraordinária, renovou o Tarifa Zero, programa que garante transporte coletivo gratuito para os marianenses. Além disso, foi criado um Fundo Municipal destinado a subsidiar a iniciativa. A renovação do Programa foi aprovada com 11 votos favoráveis, três contrários dos vereadores Marcelo Macedo, Manoel Douglas e Sônia Azzi e uma abstenção do vereador Zezinho Salete. (Jornal O Liberal – Ouro Preto)

SRS realiza visita em Manhuaçu
A Superintendência Regional de Saúde de Manhuaçu realizou visita técnica aos hospitais Casa de Caridade de Carangola e Hospital Evangélico de Carangola. O objetivo da visita foi conhecer as obras de ampliação das unidades hospitalares, que tem se posicionado como referências para a região. O Hospital Evangélico conta atualmente com 68 leitos na totalidade, sendo 30 de enfermaria, 15 leitos de Unidade de Cuidados Prolongados e 10 leitos de UTI. Também passará a contar com mais 35 leitos para atender o SUS. Já para a Casa de Caridade de Carangola está prevista a construção de mais 92 leitos, passando de 173 para 265 leitos. (Diário de Manhuaçu – Manhuaçu)