Ordem do Dia 01/08/23
continua depois da publicidade
Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia.
A obra de Laurentino Gomes, “Escravidão”, tem recebido atenção por várias razões. Entretanto, uma de suas passagens seria quase inacreditável.
No capítulo 5, do volume II, dessa obra, Gomes trata da grande fome que assolou a região mineira, no século XVIII.
Quase todos se dedicavam à mineração, ninguém queria saber de trabalhar na produção de alimentos, em geral, e a inflação dos itens de primeira necessidade era brutal.
O autor atualiza os preços de alguns itens, praticados então: um pastel era vendido, a preço de hoje, por 3,6 gramas de ouro, cerca de mil reais.
Uma galinha valia 14 grama de ouro, mais de quatro mil reais. Um queijo Minas equivalia ao preço da galinha. Um quilo de manteiga seria mais de dois mil reais.
Não era de se estranhar que a grande maioria das pessoas andasse descalça: um par de rústicos calçados não saia por menos de 17,9 gramas de ouro. Cerca de cinco mil e quinhentos reais. E por aí vai. Isso é que é custo de vida…
* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG) e Direito Administrativo (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com