Kits escolares podem ter redução de até 30%
Vereadores apontam que Prefeitura quer reduzir gastos com a compra dos materiais
Os vereadores Ciça Opípari (PT) e Paulo Tadeu (PT) são autores do pedido de informações referente a redução dos kits escolares na rede de ensino de Poços de Caldas.
Diante das recentes polêmicas envolvendo consultas à comunidade escolar municipal para possível adequação dos kits escolares, cujo objetivo seria a troca de itens menos utilizados em diferentes faixas etárias, os vereadores querem saber como está sendo conduzida esta consulta no âmbito das escolas e se toda a comunidade escolar de fato está sendo consultada ou apenas parte dela, em particular os professores.
Eles questionam ainda qual é o investimento previsto neste ano de 2017 com a aquisição de kits escolares e ainda para 2018.
“Informação corrente entre os profissionais da Educação dá conta de que, na realidade, o objetivo da consulta não é substituição, mas a redução de gastos com este programa na ordem de 25 a 30%. Se confirmada tal assertiva, pode haver risco neste importante programa em um momento que a crise econômica se aprofunda trazendo graves consequência às famílias de trabalhadores e trabalhadoras de Poços de Caldas”, alegam.
REUNIÕES
No dia 4 de agosto, foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME) uma reunião com representantes das unidades escolares da Educação Infantil e Ensino Fundamental, do Conselho Municipal de Educação e do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb para discutir uma possível revisão nos materiais que compõem os kits escolares entregues aos quase 20 mil alunos matriculas na rede municipal de ensino.
Os participantes analisaram as sugestões dos profissionais da educação, que foram solicitadas anteriormente pela SME às unidades escolares. A orientação foi que os diretores das escolas e os coordenadores dos Centros de Educação Infantil disponibilizassem em suas unidades um espaço de diálogo, recebendo sugestões quanto a composição dos kits escolares destinados aos alunos.