Ordem do Dia 26/07/23

continua depois da publicidade

Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia. 

A revista norte americana Americas Quarterly publicou artigo sobre a aparente conduta antiamericana de Lula.

Suas reiteradas posições a respeito da guerra na Ucrânia, na defesa da Venezuela de Maduro, a pregação contra o dólar americano e a aproximação política com China tem irritado o governo americano.

Mas não apenas. O jornal francês Liberátion, de tendência à esquerda, classificou Lula como “falso amigo do ocidente”. Seria possível?

Não restam dúvidas quanto à necessidade do Brasil ter uma política externa independente. Tanto posturas alinhadas aos EUA, quanto simplesmente contrárias aos americanos, seriam um erro maniqueísta.

Entretanto, a independência brasileira não pode ser marcada por mentiras e distorções. Qual seja: francamente, defender Maduro, Putin ou a ditadura chinesa é inaceitável.

Ser independente não significa negar os fatos. Resumindo: a política externa deve favorecer os interesses brasileiros. E não apenas distorcê-los.

* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG) e Direito Administrativo (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com