Polícia prende acusados de roubo na zona rural de Poços

Operação conjunta envolveu policiais militares e civis

Foram presos em Muzambinho três pessoas que participaram do roubo na zona rural de Poços de Caldas. O caso ocorreu durante a madrugada de terça-feira, 1º, na Fazenda Rio Pardo, que fica na rodovia entre Poços de Caldas e Palmeiral, distrito de Botelhos.

A Polícia Militar de Muzambinho, de posse das informações de que havia ocorrido um roubo na zona rural de Poços, envolvendo sacas de café e outros itens, em patrulhamento pela estrada vicinal que liga Muzambinho a Caconde (SP), próximo à Fazenda Harmonia, deparou com um caminhão Iveco/Vertis, com placas de Artur Nogueira (SP), que estava quebrado.

O veículo estava carregado de café beneficiado e a carga estava sendo transferida para outro caminhão Mercedes Benz 1620, placas de Bandeira do Sul (MG). No local, também havia um veículo VW/ Gol, com placas de São Bernardo do Campo (SP).

ABORDAGEM
No momento da abordagem, se encontravam no local, o motorista do caminhão, Reginaldo Santos, e mais três indivíduos. Questionados pelos policiais sobre a procedência do café, os envolvidos não souberam explicar a origem e disseram que haviam pegado o café no bairro Juréia, em Monte Belo (MG), e que estavam levando para uma fazenda nas proximidades.

Ao serem indagados para qual fazenda, nome de proprietário ou um ponto de referência onde o café seria entregue, os autores não souberam explicar. Eles também não souberam dizer sobre sobre o paradeiro do motorista do caminhão que estava quebrado, relatando que não o conheciam e que estavam ali contratados apenas para fazerem a transferência da carga, sendo que eram oriundos de Andradas (MG).

Os policiais constataram que a roda traseira do caminhão Iveco estava totalmente danificada, sendo que o referido veículo havia rodado sem os pneus por aproximadamente três quilômetros, gerando suspeitas. Ao consultar os dados do veículo no sistema, não foram encontradas quaisquer irregularidades. Os policiais tiveram o apoio da Polícia Civil, que imediatamente deslocou uma equipe de investigadores para ao local.

Ao ser verificada a numeração do chassi, gerou suspeita que a numeração poderia ter sido adulterada, sendo que devido a suspeita referente a procedência da carga de café, os autores foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil de Muzambinho para esclarecimentos.

Ao ser questionado, o motorista do caminhão alegou que havia recebido uma ligação de Rafael, pedindo para ele fazer um transporte de carga e informou que a carga seria entregue em um local, que fica aproximadamente dez quilômetros de onde o caminhão estava. Ele se prontificou em levar os policiais até local onde o café seria descarregado.

ITENS LOCALIZADOS
Assim, os policiais civis e militares deslocaram para o local onde o caminhão seria descarregado, onde foi localizado um barracão. Lá, foram encontradas 22 sacas de café beneficiado e vários outros materiais de origem duvidosa, dentre eles um motor de veículo com uma etiqueta de papel com o nome de Caio Junqueira e outro motor com etiqueta em nome da fazenda Rio Pardo e um veículo VW/Kombi, placa de Poços de Caldas, que estava estacionado ao lado do barracão.

Ao ser consultados seus dados no sistema informatizado, constava ser produto de roubo na zona rural de Poços, na Fazenda Rio Pardo, situada na rodovia que liga Poços de Caldas ao distrito de Palmeiral. Durante buscas no VW/Gol, com placas de São Bernardo do Campo (SP), foi encontrada no console do referido veículo, uma plaqueta com um número de chassi, que ao ser também consultado no sistema informatizado, constatou-se que pertencia a um caminhão Iveco, que fora furtado em São Pedro da União (SP), em 12 de julho passado. Os veículos foram removidos ao pátio credenciado.

Os materiais foram apreendidos e conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil. Foram feitos contatos telefônicos com as vítimas, sendo reconhecido por uma delas os materiais encontrados no barracão, bem como o veículo VW/ Kombi, como sendo os produtos de sua propriedade.

A outra vítima reconheceu seu caminhão Iveco, produto de furto ocorrido em São Pedro da União. Os acusados pelo roubo na zona rural de Poços, João Batista Pieroni dos Santos, 31, Rafael Diego Ghral, 22, e Luiz Paulo Aparecido Calixto, 27, foram presos em flagrante delito. Foram apreendidas 205 sacas de de café e vários objetos de origem duvidosa.