Ordem do Dia 07/07/23
continua depois da publicidade
Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista Político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia.
Os termos do artigo que publicamos ontem, no “Jornal da Cidade”, foram confirmados. A reforma tributária foi aprovada na Câmara federal, em primeiro turno, com relativa facilidade.
Teria havido mais liberações de emendas parlamentares, da ordem de alguns bilhões de reais, o que levou ao racha da base bolsonarista.
Não apenas o Centrão embarcou no “barco da reforma”. Vinte deputados do PL, partido de Bolsonaro, votaram no projeto de interesse do governo.
O agronegócio, supostamente desafeto de Lula, teria sido o setor mais favorecido com a nova ordem, com a redução das alíquotas tributárias de seu interesse. Tudo tem preço.
Os maiores vencedores, desse embate, teriam sido o ministro Haddad e o governador Tarcísio de Freitas. O primeiro consolidou-se como o grande articulador do governo.
Já Freitas marcou posição, estranhou-se com o próprio Bolsonaro e ensaia voo solo, em nível nacional. Duas novas lideranças despontam à direita e à esquerda.
Já o centro político permanece pressionado entre dois polos. A reforma tributária em nada mudou a arquitetura política brasileira.
* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG) e Direito Administrativo (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com