Polícia Civil realiza megaoperação contra o narcotráfico em Poços

continua depois da publicidade

Nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira, 6, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou a operação Erga Omnes, em 30 bairros de Poços de Caldas, e também no interior de São Paulo, nas cidades de Campinas e Sumaré.

Foram cumpridos 77 mandados de busca e apreensão e 46 pessoas foram presas suspeitas de envolvimento em tráfico de drogas e organização criminosa.

Durante as buscas, os policiais arrecadaram cinco armas de fogo, dois veículos, aparelhos celulares, expressivo valor em dinheiro, 915 comprimidos de ecstasy, 1.453 pinos de cocaína, uma quantidade de maconha e haxixe, cinco balanças de precisão, cadernos de anotação, além de lâminas e invólucros plásticos para fracionar e embalar entorpecentes.

Responsável pelas investigações, o delegado Cleyson Brene informa que os levantamentos começaram em janeiro de 2023 com o monitoramento de um integrante de uma facção criminosa e sua ligação com membros custodiados em presídio.

“A partir daí, vários outros integrantes que atuavam de dentro do complexo prisional, comandando o tráfico tanto dentro quanto fora do presídio, foram identificados”, completa.

continua depois da publicidade

Segundo a delegada regional em Poços de Caldas, Maria Cecília Gomes Flora, “essa investigação é o resultado de um trabalho incessante da Agência de Inteligência da Delegacia Regional em Poços de Caldas no combate ao tráfico de drogas”.

Megaoperação
Presente na operação, o chefe do 18º Departamento de Polícia Civil, delegado-geral Edson Rogério de Morais, destacou o alcance da ação policial.

“A operação realizada hoje em nossa cidade é, sem dúvida, a maior já realizada na região voltada para reprimir o tráfico de drogas. Ela tem uma grande relevância porque o tráfico atrai para si outros crimes relacionados, como delitos contra o patrimônio e contra a vida”, disse.

A operação Erga Omnes, que teve a participação de mais de 200 policiais vindos de 40 municípios e envolveu três departamentos, contou também com o apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), da Coordenação Aerotática (CAT) e do Canil da PCMG.