Burocracia atrasa chegada de anticoncepcionais na rede municipal

Secretaria atribui o problema ao atraso na entrega destes itens ao governo do Estado

continua depois da publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde respondeu a um requerimento de autoria do vereador Lucas Arruda (Rede) sobre a falta de anticoncepcionais na rede pública de saúde em Poços de Caldas.

A Secretaria admitiu que tem conhecimento sobre a falta dos medicamentos, mas atribui o problema ao atraso na entrega destes itens pelo Programa Saúde da Mulher, de competência de execução da Secretaria de Estado de Saúde.

Segundo o vereador, a falta do medicamento já dura mais de dois meses, e por isto ele questionou o que foi feito para resolver o problema.

De acordo com a Secretaria de Saúde, em um primeiro momento, todas as pacientes foram orientadas a adquirirem estes anticoncepcionais nas drogarias pertencentes ao Programa Aqui tem Farmácia Popular, uma vez que o anticoncepcional também está na lista de medicamentos subsidiados pelo Governo Federal neste programa.

“O pedido realizado para SES/MG já foi autorizado e encontra-se em fase de distribuição aos municípios solicitantes, sendo o prazo para regularização do fornecimento previsto para a próxima semana”, completou a Secretaria.