Ordem do Dia 04/07/23

continua depois da publicidade

Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista Político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia. 

Projeto de Lei, proposto na Câmara dos Deputados, objetiva conceder anistia a Bolsonaro, restituindo-lhe a elegibilidade.

Assinaram o projeto, até mesmo, deputados pertencentes a partidos que têm ministros no governo Lula. Entretanto, foram registradas apenas 50 assinaturas, de apoio ao projeto, até agora. Seriam necessárias 257 adesões para dar viabilidade a essa iniciativa.

Se a Câmara é controlada pelo seu presidente, supostamente aliado de Bolsonaro, e se os deputados têm sido hostis ao governo Lula, em diversas oportunidades, por qual razão não ressuscitam Bolsonaro?

Por duas razões: além do fato de que a Câmara não é Jesus, e de que Bolsonaro não é Lázaro, nessa polarização política os deputados encarnam a “terceira via”. Não estão do lado de Lula, nem de Bolsonaro. Estão alinhados aos próprios interesses. Simples assim.

Há uma vaga aberta para um eventual candidato da direita à Presidência da República. Ou mesmo para um candidato de centro. Cada um dos deputados vislumbram, nesse fato, uma ampla oportunidade de “negócios” futuros.

Para a Câmara, Bolsonaro é passado. E pode atrapalhar futuras negociações. Os deputados estão dizendo a Bolsonaro o que Lula disse à Dilma: “tchau querido!” A fila anda.

* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG) e Direito Administrativo (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com