Universitários fazem projetos de melhoria urbana
Alunos da PUC/Poços apresentaram oito propostas à Prefeitura
Várias sugestões para a melhoria em Poços de Caldas das condições urbanas, de acessibilidade, segurança, viárias, de meio ambiente e transporte foram apresentadas à Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), por um grupo de universitários da disciplina de “Operações Urbanas” do curso de Arquitetura da PUC/Poços.
O encontro foi na manhã de ontem, 20, na antiga sede do DME, e contou com a participação do secretário Tiago Cavelagna, do adjunto Antonio Alvisi, e dos profissionais responsáveis pelos departamentos de Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Patrimônio Histórico, da Seplan. Estiveram presentes também professores do curso de Arquitetura da PUC/Poços.
OITO PROJETOS
Foram apresentados oito projetos, caracterizados como água, terra, fogo e ar. A área delimitada ficou entre o Bortolan, na região Oeste, e o Terminal de Linha Urbanas, no Centro. As sugestões ficarão disponíveis para a Pre-feitura para estudos de viabilidade e futura utilização no Plano Diretor, que voltará à análise em breve.
Em comum, as observações feitas pelos estudantes nos projetos ressaltam a necessidade de resgatar à importância dos ribeirões e sugerem a revitalização das margens, despoluição das águas e a retirada do Monotrilho. Eles também propõem a requalificação da área central, principalmente, no entorno histórico do Palace Casino, e a criação de mais espaços de convivência.
SUGESTÕES
Pelos projetos sugeridos, a avenida João Pinheiro, entre o Parque Municipal e área central, ganharia melhor iluminação, modernos equipamentos para uso multimodal de mobilidade, também rampas de acesso, novo mobiliário, áreas de contemplação e descanso.
A estação do Teleférico seria restaurada e os traillers de lanche ganhariam outra localização, próxima de onde hoje se encontram. As estações do Monotrilho, hoje sem uso, seriam utilizadas como mirante na parte superior, tendo no térreo pontos avançados para acesso a plataformas digitais, com totens para informações turísticas, de transporte público, lazer etc. Para a realização dessas e outras melhorias, o projeto aponta as parcerias público privada (PPP).