Crescem reclamações sobre demora no atendimento na UPA

Usuários relatam horas de espera para receber atendimento

As reclamações sobre a demora no atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada no bairro José Carlos, na Zona Leste de Poços de Caldas, têm se intensificado nas últimas semanas. Diariamente, usuários relatam que o atendimento está demorando horas.

Ontem, por exemplo, um médico pediatra passou mal e não compareceu. Ele teria avisado a ausência apenas de última hora, o que comprometeu o atendimento na unidade.

Segundo o coordenador da UPA, Victor Marchesi, não há falta de médicos no local. O problema de demora verificado ontem foi mesmo motivado pela ausência de um dos médicos. Para ele, a procura por atendimento está muito grande e mesmo com o dobro de médicos, possivelmente haveria demora.

Com o aumento no fluxo de pacientes, a estrutura tanto física quanto de profissionais já não comporta mais o atendimento a tantas pessoas simultaneamente. No entanto, não são poucos os pacientes que alegam descaso no atendimento por parte dos profissionais de saúde que atuam no local. Vale lembrar que a UPA trabalha com o Protocolo de Manchester, em que o atendimento é por prioridade e não por ordem de chegada.

CÂMARA
A demora no atendimento repercutiu na sessão ordinária de ontem na Câmara Municipal. O vereador de oposição Paulo Tadeu (PT) disse que o sistema municipal de saúde está sendo “desconstruído” pela atual gestão e que daqui a pouco tempo, a UPA se transformará em uma Policlínica, em alusão aos tempos em que o atendimento era realizado naquela prédio e só com registro de boletim de ocorrência policial é que a população conseguia ser atendida.

Atualmente, com a mudança da urgência/emergência para a UPA, a Policlínica voltou a contar com atendimento de especialistas que atendiam no prédio do SAMU. Segundo o vereador, ontem, a demora média de atendimento na UPA foi de seis horas. Paulo Tadeu lembrou ainda do fim do contrato de 10 médicos do programa federal Mais Médicos, que atuavam em UBS no município e que ajudavam a desafogar os atendimentos.

Já o vereador situacionista Gustavo Bonafé (PSDB) lembrou que ele e outros colegas de Câmara estão elaborando um estudo sobre a saúde no município, que será entregue à Prefeitura como forma de ajudar no atendimento à população. Hoje, ele e os demais vereadores que participam do estudo devem visitar a UPA.