Pesquisa aponta que há demanda para retomada de voos regulares
Levantamento foi feito por universitários da PUC/Poços em 36 empresas
O vice-prefeito Flávio Faria (Rede) recebeu, na tarde de quarta-feira, 17, no gabinete do prefeito Sérgio Azevedo (PSDB), resultado de pesquisa realizada pelo curso de Administração da PUC/Poços, sobre a demanda para voos regulares que fariam a ligação entre o município e a capital mineira.
A pesquisa foi encomendada pela Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (ACIA), como exigência da Codemig para estudo de viabilidade da retomada dos voos regulares em Poços de Caldas, por meio do programa Voe Minas, desenvolvido pelo governo do Estado.
De acordo com resultado da pesquisa qualitativa, numa sondagem em 36 empresas sediadas em Poços, 29 possuem funcionários e/ou gestores que realizam viagens regularmente a BH. Em apenas quatro delas já houve a garantia de, pelo menos sete passageiros, por semana, para a capital mineira.
“Levando-se em conta que a aeronave disponibilizada seria um avião Cessna Grand Caravan 208 B, de nove lugares, então, esta linha já estaria garantida”, informa Maria José Scassioti, professora e orientadora da pesquisa, juntamente com o professor Vinicius Generoso Monteiro e as alunas Jessyanie Souza Viana e Letícia Carolina Santos Souza.
SAÍDAS
Por recomendação da ACIA, levando em consideração a pesquisa, a sugestão de voos para BH seria com saídas às segundas, quartas e sextas-feiras, entre 7h e 10h e retorno no mesmo dia entre 15h e 18h. O valor estimado pela Codemig é de R$ 800.
Participaram ainda da reunião na Prefeitura, o presidente da ACIA, Márcio Roberto de Oliveira, o vice Rodrigo Rezende, e os diretores Gilberto Marques e Luiz Gaiga, além do secretário de Governo, Celso Donato, e equipe da PUC que coordenou a pesquisa.
Em janeiro, o prefeito Sérgio Azevedo, acompanhado pelo vice, esteve em visita à sede da Codemig quando manifestou interesse na volta dos voos ao município, por meio do Progama Voe Minas.
Ficou acertada então uma reunião em Poços, que aconteceu no dia 21 de março, na sede da ACIA, que contou com a gerente de Promoção e Comercialização de Ativos da Codemig, Ednea Hosken e o analista da companhia, Guilherme Mello. Desta reunião, surgiu a necessidade de uma pesquisa para levantamento de demanda dos voos.
Após a conclusão dos estudos, entregues na tarde de hoje ao vice-prefeito, será marcada uma reunião na sede da Codemig, com representantes da Prefeitura, Acia e PUC/Poços para a entrega deste material e dar prosseguimento ao processo.
De acordo com o secretário de Governo, a expectativa é de que a Codemig implante os voos em caráter experimental e depois caberá ao municipio viabilizar financeiramente os voos. “Dada a sinalização positiva da Codemig, aguardamos a autorização da Anac, o que deve ocorrer em torno de 40 a 60 dias”, completou.
Segundo o vice-prefeito, caso haja a aprovação, a Prefeitura irá realizar as obras necessárias no aeroporto local para adaptar às exigências da Codemig para que, em breve, os voos sejam uma realidade em Poços.
O projeto de integração regional do governo de Minas é realizado em conjunto com a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), e já ligou Belo Horizonte a 18 municípios com pousos e decolagens a partir do Aeroporto da Pampulha. No Sul de Minas, já fazem parte do programa as cidades de Varginha, Pouso Alegre, Lavras e Passos.