Ecoturismo cresce e hospedarias buscam atender tal demanda

continua depois da publicidade

O Brasil é um dos países com a maior diversidade de fauna e flora no planeta. Não à toa, a busca por viagens para destinos situados, por exemplo, em parques naturais e florestas tem aumentado, sendo, segundo dados do Ministério do Turismo, uma em quatro das escolhas turísticas do brasileiro.

Desse modo, o ecoturismo representou 18% dos destinos de turistas estrangeiros no país no ano de 2019, de acordo com a Demanda Turística Internacional.

As 145 unidades de conservação ambiental em todo o território proporcionam um diversificado circuito de destinos possíveis para quem quer viajar e explorar locais menos frequentados, mas com muito a revelar: em 2021 foram contabilizadas 16,7 milhões de visitas, superando o cenário pré-pandemia de Covid-19, onde esse setor contava com 10,7 milhões de visitas (quando contabilizado no ano de 2017).

Para o Ministério da Saúde, tal crescimento se deve à consciência ecológica mais difundida na população, como também o interesse por conhecer comunidades tradicionais que vivem longe dos centros urbanos e também a possibilidade de regeneração e bem-estar através do contato com a natureza.

Assim, a demanda para esse tipo de turismo cresce e os empreendedores no setor de hospedagem e hotelaria passam a oferecer estadias que dialogam com a proposta desse tipo de turismo.

continua depois da publicidade

Ulymar Ferreira da Rocha, proprietário da Pousada Fazenda Raio de Luz, aponta que uma das prerrogativas para atender essa demanda interessada no ecoturismo é que as hospedagens também tenham uma proposta sustentável, com práticas benéficas não somente ao turista, mas também à natureza.

“É importante estarmos seguros de que as práticas de conservação do espaço reservado ao ecoturismo sejam respeitadas. Desde a alimentação até o processo de descarte de resíduos deve respeitar as premissas para um turismo que renove as energias através do contato com a natureza, sem degradá-la”, afirma Ulymar.

Ainda, conforme documento do Ministério do Turismo, muitos são os fatores que fazem cada vez mais comunidades adotarem o ecoturismo e o turismo rural, como: conservação dos recursos naturais e do patrimônio cultural; promoção de intercâmbio cultural e enriquecimento cultural; integração das propriedades rurais e comunidade local; valorização das práticas rurais, tanto sociais quanto de trabalho; diversificação da economia regional, pelo estabelecimento de micro e pequenos negócios; geração de novas oportunidades de trabalho e renda; e incorporação da mulher ao trabalho remunerado.

Além disso, o proprietário da Pousada Fazenda Raio de Luz acredita que quanto mais contato com comunidades tradicionais e locais onde a natureza se mostra de maneira conservada, mais consciência o cidadão tem da necessidade de preservação da fauna e flora do país.

“O desmatamento cresce cada vez mais e muito disso é causado pela desinformação sobre os impactos nas comunidades próximas e até distantes que a derrubada da floresta causa. É importante estarmos em constante contato com o nosso patrimônio mais precioso, a natureza”, aponta Ulymar.

Mais informações no site da Pousada Raio de Luz: https://pousadaraiodeluz.com/