Pau…tando | 11/05/17

Leia o que acontece de mais importante nos bastidores políticos em Poços de Caldas

VIAGEM 1
A viagem do prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) a Caldas da Rainha, em Portugal, continua a gerar grande polêmica nas redes sociais. Parte da culpa é do próprio Sérgio, que desde que assumiu, tem afirmado com ênfase que o município passa por sérias dificuldades financeiras. Assim, diante de uma situação de escassez de recursos, acaba soando contraditório o chefe do Executivo dispender gastos com uma viagem à Europa neste momento.

VIAGEM 2
Ontem, inclusive, foi criado um abaixo-assinado na internet, que pede para que o prefeito não faça a viagem prevista para acontecer entre 13 e 21 deste maio. Apesar do período ser considerado inapropriado, justamente por conta das dificuldades que o prefeito sempre ressalta em suas declarações públicas, a ida de Sérgio a Europa poderá trazer resultados vantajosos ao município.

VIAGEM 3
Primeiro, porque o potencial do turismo termal da estância, ao longo da história, poucas vezes foi explorado como devido. Não há, no Brasil, outro lugar como Poços de Caldas em termos de oferta de águas termais e sulfurosas, que diga-se de passagem, não são “águas quentes”, como existem em outras localidades no país.

VIAGEM 4
Além do boom do começo do século 20 e da própria irmanação entre Poços e Caldas da Rainha ocorrida na gestão do prefeito Paulo Tadeu (2001-2004), raramente se deu a devida atenção ao termalismo por aqui. É mais fácil se lembrar das polêmicas obras de restauração nas Thermas, ocorridas na década passada e agora mais recentemente, do que qualquer outra ação concreta que tenha colocado a estância nos holofotes. A novela “Alto Astral”, da Globo, gravada no balneário, talvez seja uma exceção, mas o pós-marketing pouco eficiente, para não dizer inexistente, acabou deixando as coisas como sempre estiveram.

VIAGEM 5
Quanto aos contatos para atrair mais uma multinacional à cidade, em tempos de desemprego por todo lado, é redundante dizer o quanto é importante. A presença física do prefeito poderá fazer toda a diferença no processo de convencimento da empresa, que ainda que não confirmada oficialmente, fala-se que seja a cervejaria espanhola Estrela Galicia. É preciso observar que uma cidade do porte econômico de Poços, apesar das turbulências financeiras, tem plenas condições de arcar com as despesas de sua autoridade máxima, pois os resultados poderão ser extremamente compensadores.