Pau…tando | 09/05/17

Leia o que acontece de mais importante nos bastidores políticos de Poços de Caldas

NOMEAÇÃO 1
Com a nomeação de Valdir Sementile para o cargo de presidente da Fundação Jardim Botânico, todos os ex-vereadores que ficaram sem mandato a partir deste ano e que integram o bloco situacionista já estão acomodados em cargos públicos. Jonei Eiras (PSDB) e Zezé Scassiotti (PSDB) estão no Conselho de Administração do Grupo DME, enquanto Marcos Tadeu Sala Sansão (PSDB) assumiu a Secretaria de Defesa Social e Tiago Cavelagna (DEM) foi indicado para a Secretaria de Planejamento.

NOMEAÇÃO 2
A demora na nomeação de Sementile aconteceu porque deveria ser nomeado o Conselho Curador, o que só ocorreu oficialmente no dia 26 de abril. A partir da nomeação dos integrantes, foi eleito Sementile, indicado pelo prefeito Sérgio Azevedo (PSDB). Desde quando começou a ser especulado no cargo, o nome do ex-vereador gerou polêmica, por ter um perfil mais político do que técnico, o que contraria o discurso do prefeito em dar preferência a gestores. No entanto, conta a favor de Semen-tile o fato dele estar cursando pós-graduação em Gestão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

EVENTOS NÃO LICENCIADOS
Segundo o vereador Paulo Tadeu (PT), em razão de recentes problemas envolvendo eventos formalmente não licenciados, “com grande repercussão na mídia e graves transtornos para a população”, é preciso saber se a Controladoria Geral do Município tem conhecimento de eventos públicos realizados com “dispensa” de licenciamento, como autorização de pontos de vendas particulares em áreas públicas durante festejos populares, em particular no Carnaval.

ASFALTO
O vereador Joaquim Alves (PMDB) relatou que assim que assumiu a Prefeitura, o prefeito declarou que uma equipe seria montada para cuidar exclusivamente de pavimentação. Ele quer saber se a equipe de fato já foi criada, pois considera que muitas vias não comportam mais operação tapa buracos. “Há, ainda, outras vias que são de bloquetes e que necessitam receber a pavimentação asfáltica”, completa.

AMPLIAÇÃO
Em visita ao CEI Bem te vi, o Vereador Marcelo Heitor (PSC) foi questionado sobre a possibilidade de ampliação do prédio que abriga esta unidade de ensino. Segundo ele, ao lado desta unidade, existe um terreno que já foi utilizado como área de lazer. Caso a área seja do município, ele sugere a possibilidade do espaço ser utilizado para ampliação.

REUNIÃO
O prefeito convocou o secretariado para uma reunião, onde foi determinado que pedidos encaminhados pelos vereadores sejam atendidos. Como o promotor Sidnei Boccia recomendou que a decisão sobre a questão do acúmulo de cargos de Sérgio como prefeito e presidente da Coopoços deve ser resolvida na Câmara, a ordem é afagar os vereadores.

SAÍDA CALCULADA
No entanto, alguns setores situacionistas defendem que o prefeito deixe a presidência da Coopoços o quanto antes, a fim de evitar o desgaste do assunto ser discutido na Câmara. O raciocínio é que ainda que a oposição seja minoria na Câmara, não será simples rebater o que está previsto na Lei Orgânica.

COMPARAÇÃO
Nos bastidores políticos, a atual gestão municipal tem sido comparada ao Ministério Público, que só age quando provocado. Os casos mais lembrados são o show sem alvará do Thatersall, a interdição da rua Assis Figueiredo pela Igreja Universal e a questão das horas extras da UPA e Hospital Margarita Morales, quando a Prefeitura só tomou providências efetivas após a repercussão negativa da população tomou conta das redes sociais.

ASSOCIAÇÃO
Será empossada na quinta-feira, 11, às 19h, no Hotel Nacional Inn, a Associação de Líderes Comunitários de Poços de Caldas, que tem como objetivo principal levar demandas da população ao poder público. A presidente será Carla Terra de Renna. Associação, que terá atuação parecida à Liga de Bairros e USAB, congrega entre os voluntários muitos candidatos a vereador na eleição municipal, de vários partidos.