MG App atinge a marca de 3 milhões de usuários cadastrados
Aplicativo pode ser baixado nas lojas virtuais Google Play e iOS
continua depois da publicidade
O MG App, aplicativo oficial do Governo de Minas, atingiu a marca de 3 milhões de usuários cadastrados. Coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e desenvolvido pela Companhia de Tecnologia de Informação de Minas Gerais (Prodemge), o aplicativo reúne mais de cem serviços públicos, em parceria com 17 órgãos e entidades.
Em 2018, o MG App contava com 30 serviços cadastrados e 208 mil usuários, números que foram expressivamente ampliados como resultado dos investimentos na transformação digital dos serviços públicos no Estado.
No aplicativo, é possível emitir documentos como certidões de nascimento, casamento e óbito, acessar serviços básicos de saúde, como agendar doação de sangue e verificar a disponibilidade de medicamentos, consultar a situação do veículo, agendar atendimentos nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), pedir novas vias de contas de energia e de água, acessar códigos de pagamentos, históricos de faturamento, entre outros.
O MG App pode ser baixado nas lojas virtuais Google Play e iOS. Para a gestora do aplicativo, Polyana Rodrigues, é gratificante ver o crescimento expressivo de usuários.
Transformação Digital
O Índice de Transformação Digital do Governo de Minas, que era de 46% em 2018, atualmente é 79,71%, o que significa que mais de 79% das etapas que compõem os serviços prestados pelo Estado para a população são realizadas digitalmente, sem necessidade de comparecimento do cidadão a uma unidade de atendimento presencial.
Cada serviço do Estado possui etapas específicas de realização e, juntos, eles somam 2.641 etapas, sendo 923 de autosserviço – o cidadão consegue realizar sem acionar diretamente o órgão responsável – e 1.718 digitais – o cidadão não precisa comparecer presencialmente, mas interage com um atendente em formato virtual.