Cereal é o tema do Comida di Buteco 2017
O tema deste ano está na base da cadeia alimentar do brasileiro
A 10ª edição do concurso Comida di Buteco acontece em Poços de Caldas entre os dias 14 de abril e 7 de maio. Além de Poços, outras 19 cidades participam do circuito gastronômico. O concurso foi criado em 2000, com a finalidade de resgatar e valorizar a culinária de raiz e os butecos espontâneos/tradicionais.
A lista dos bares e dos pratos participantes da etapa local serão apresentados à imprensa no dia 12 de abril. Pioneiro no segmento, em 2016, o circuito ganhou abrangência nacional, quando passou a ser eleito o Melhor Buteco do Brasil.
Mais de 500 butecos, que criaram petiscos exclusivos, passarão pelo crivo do público e de um corpo de jurados, que vai eleger o melhor buteco da cidade. Cada concorrente será avaliado em quatro categorias (petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida).
O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%. Em junho, uma comissão de jurados escolhida, especificamente, para essa missão, vai visitar os 20 campeões de cada cidade para eleger o melhor dos melhores. É como se agora o Comida di Buteco tivesse duas etapas: eleição do melhor da cidade, envolvendo público e jurados, e a eleição do melhor do país, validada por outra comissão de jurados.
TEMA
O tema deste ano será o cereal, que está na base da cadeia alimentar do brasileiro. É de se esperar delícias feitas a base de arroz, aveia, cevada, linhaça, milho, quinoa, trigo, entre outros. Em 2017, pelo segundo ano consecutivo, os petiscos terão o preço máximo de R$ 25,90, desafiando os butecos a serem criativos e acessíveis, não perdendo uma de suas características mais importantes: serem democráticos.