Bastidores 25/03/23
continua depois da publicidade
O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços de Caldas e região.
O EDITAL
Na próxima quinta-feira, 30, às 15h, na Secretaria de Projetos e Obras Públicas, serão abertos os envelopes contendo os documentos de habilitação e proposta visando a contratação de empresa especializada para a execução de serviços de reforma, manutenção e conservação das estruturas do Monotrilho de Poços de Caldas. O valor estimado para execução do projeto é de aproximadamente R$ 755 mil.
O SERVIÇO
Tal edital prevê a retirada dos condutores metálicos, lavação e pintura da estrutura. A previsão é de conclusão rápida dos trabalhos. Talvez esteja justamente aí a resposta para o corte de árvores realizado nas avenidas João Pinheiro e Mansur Frahya. O prefeito Sergio Azevedo (PSDB) nunca escondeu o desejo de reativar o Monotrilho. Por isso, em um primeiro momento, a Administração Municipal estaria preparando o equipamento para entregá-lo à uma empresa terceirizada – tal como aconteceu com o Teleférico.
CORTEM TUDO!
Nos bastidores, há quem garanta que já há um interessado no Monotrilho. Este empresário, por sinal, teria sido o grande incentivador dos cortes das árvores – afinal, é muito mais fácil o poder público fazer isso do que uma empresa privada caso realmente venha a assumir o equipamento no futuro.
AS CRUZES
As cruzes colocadas nas árvores cortadas chamaram a atenção essa semana. Um protesto eficiente de um grupo de artistas que passaram horas em um local no Jardim Centenário organizando o ato.
continua depois da publicidade
PREPARANDO O TERRENO
Na sexta-feira, 24, também tiveram início as primeiras movimentações no local em que deve ser erguido o novo Paço Municipal.
PÉ NA ESTRADA
Conforme noticiado pela Coluna Bastidores no início da semana, na quarta-feira, 22, o secretário de Serviços Públicos, Celso Donato (PSD), fez uma viagem a trabalho para Curitiba (PR). Na quinta-feira, 23, foi a vez do secretário de Esportes, Fernando Henrique dos Santos, dar um pulo em São Paulo (SP) utilizando um veículo da Prefeitura (frota 610) também alegando motivos profissionais. Ambos, porém, não divulgaram publicamente o motivo das viagens.
O NOVO ARTICULADOR
O senador Carlos Viana (Podemos-MG) nomeou como novo chefe de gabinete o articulador político Eduardo Serrano, o “HeMan”. Foi ele quem nos últimos anos, ao lado do presidente do Avante, Luís Tibé, comandou a montagem das chapas do partido que garantiram que a sigla atingisse a cláusula de barreira em 2018 e 2022. Ao que tudo indica, essa seria a primeira movimentação de Viana para se posicionar como centro-direita e disputar o comando da Prefeitura.