Coleta seletiva será estendida a todos os bairros de Poços

Atualmente, apenas 100 toneladas de lixo são reciclados em Poços

Após completa reestruturação, construída através do diálogo com todas as partes envolvidas, como cooperativas, empresas, associações e secretaria de Serviços Públicos, a Prefeitura inicia, no próximo dia 20, o novo processo de coleta seletiva em Poços de Caldas.

A cidade foi dividida em seis setores, que serão cobertos por sete caminhões, divididos em 44 rotas, abrangendo as regiões Sul, Leste, Oeste e Central. Nesta semana foram fechados os últimos detalhes, em reunião na secretaria de Serviços Públicos, com participação do secretário, Thiago Biagioni e de representantes das cooperativas Ação Reciclar e Coopersul, Recriando e empresas como Danone e Unimed.

Participaram também os zeladores de cada região da cidade, que foram apresentados aos catadores, como parte fundamental no processo de reestruturação da coleta seletiva.

LIXO RECICLÁVEL
“Precisamos melhorar a coleta seletiva nos bairros e os zeladores estão afinados nesta reorganização. Vão atuar não só no dia-a-dia, mas também poderão encaminhar pessoas para as cooperativas, como meio de inserção social”, informa Thiago Biagioni. Os novos zeladores são Plauto Antonio Coelho (zona Sul), Mario Benedito Pereira (zona Leste) e José Benedito Damião (zonas Oeste e Central).

Ainda de acordo com o secretário, a meta é alcançar, em pouco tempo, a marca de 600 toneladas/mês de lixo reciclável recolhido pelas cooperativas. Hoje, são recolhidas 3.500 toneladas/mês de lixo e apenas 100 toneladas são recicladas.

“A coleta seletiva é uma parte integrante da questão ‘lixo’ na cidade. Não temos como enfrentar o problema do lixo como um todo, se não enfrentarmos a questão da coleta seletiva, que envolve também a questão social. Por isso , o diálogo é fundamental entre todas as partes para que consigamos atingir todos os objetivos, sejam sociais, ambientais e administrativos”, concluiu Biagioni.