Bastidores 21/03/23
continua depois da publicidade
O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços de Caldas e região.
DESDOBRAMENTOS
Conforme antecipado ontem, 20, pelo site Coluna Bastidores, os vereadores Diney Lenon (PT), Silvio de Assis (MDB) e Tiago Braz (Rede) apresentaram um projeto de lei que será discutido na reunião ordinária da Câmara nesta terça-feira, 21, solicitando ao Executivo o tombamento da “Alameda do Bacon”. Além do PL, foi protocolada também uma moção de autoria dos três vereadores – dessa vez acompanhados de Lucas Arruda (Rede) e Claudiney Marques (PSDB) – contra o fato de o Executivo não ter enviado um representante para a audiência pública sobre o tema organizada pelos vereadores na quarta-feira, 15.
OBSERVAÇÃO
No final do dia, o vereador Lucas Arruda decidiu assinar o PL do tombamento.
ALÉM DISSO…
O trio – dessa vez sem Claudiney Marques – também protocolou uma segunda moção de apelo para que o prefeito Sergio Azevedo (PSDB) paralise as obras no local e estabeleça diálogo com os comerciantes.
E TEM MAIS…
Foi protocolada também na Câmara uma terceira moção de apelo ao chefe do Executivo para que atenda, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), as famílias dos comerciantes que trabalhavam nos pontos turísticos da cidade. Essa, além de Lenon, Braz, Arruda e Assis, acompanharam também Flavio Togni de Lima e Silva (PSDB) e Douglas Souza (União Brasil).
continua depois da publicidade
POR FALAR NISSO…
No último dia 10 de fevereiro, o vereador Silvio de Assis apresentou um projeto de lei semelhante – só que solicitando ao Poder Executivo a instauração de processo de registro de patrimônio cultural imaterial do passeio turístico de charretes em Poços de Caldas. O parlamentar, como se sabe, é um grande defensor da tração animal. Dessa forma, o PL impediria a substituição do tradicional serviço pelo modelo elétrico proposto pela administração municipal. Importante ressaltar que o tema ainda não foi discutido ou votado – ele segue aguardando parecer da comissão competente.
NOVO PARECER
Em decisão recente, o Ministério Público julgou não haver indícios de maus tratos a equinos utilizados pelos charreteiros que prestam serviço jurídico. A decisão foi fundamentada com base em documentos juntados pela Comando da 1ª Companhia Independente dos Bombeiros Militares de Minas Gerais e laudo da médica veterinária responsável técnica do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com ambos, houve apenas um registro de supostos maus tratos desde 2018 e, ainda assim, referente a uma cavalgada realizada no município.
CHECK-IN
O secretário municipal de Serviços Públicos, Celso Donato (PSD) embarca nesta quarta-feira, 22, para Curitiba com retorno previsto para sexta-feira, 24.
O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA
A Coluna Bastidores teve acesso em primeira mão à ata da reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Codema) realizada no dia 21 de novembro de 2022 – em que a Administração Municipal afirma ter levado para discussão o corte de árvores que vem sendo realizado nas avenidas João Pinheiro e Mansur Frahya – com apresentação dos respectivos laudos técnicos. O parecer do Codema nessa reunião foi de que “considera o projeto de revitalização viável e adequado com as propostas de campanha junto à mídia para esclarecimentos à sociedade”. E finaliza sugerindo que o replantio seja com árvores nativas e que o projeto retorne ao Conselho para novas deliberações. A íntegra do documento pode ser lida e baixada aqui.
continua depois da publicidade
IMPORTANTE
Não há registros em ata da apresentação de laudo técnico na ata da reunião. Lembrando que tal laudo é datado de 17 de março deste ano, tendo sido publicado pela Coluna Bastidores na edição de ontem.
COM A PALAVRA, O PRESIDENTE
Em relação às notas publicadas ontem neste espaço a respeito da troca de mensagens entre filiados do MDB no grupo de WhatsApp do partido, o presidente municipal da sigla, Fabio Junio, se posicionou através da mensagem abaixo: “Como atual presidente do MDB, deixo bem claro que o que foi publicado com relação ao vereador do partido Silvio Veio, de minha parte, não é verdade. Tenho o maior respeito com o vereador e ele tem liberdade para trabalhar no seu mandato. Jamais tive nada contra ele e tenho plena certeza que ele sabe disso. Com relação aos dois filiados do partido e suas declarações, por enquanto, nada a declarar. Só dizer que MDB continua se renovando e reestruturando. Nosso vice-presidente e líder do MDB sul mineiro, Ulisses Guimarães, continua trabalhando ativamente, presente no MDB estadual e nacional, ao lado dos nossos deputados, lutando pela nossa região. Depois das últimas eleições, em que tivemos chapa pura em Poços, continuamos trabalhando para ver o MDB local com uma chapa forte para eleições 2024”.