Aliança entre multinacionais pensa no futuro da indústria gráfica brasileira
continua depois da publicidade
O Projeto Gráfico do Futuro – Aliança 360, uma atividade inédita entre fornecedores líderes do mercado gráfico mundial, foi lançado no dia 7 de fevereiro. O projeto é uma colaboração entre as empresas Agfa Gevaert, Koenig & Bauer e Toyo Ink. O objetivo é compartilhar conhecimentos e experiências com alunos, profissionais e empresários do setor gráfico.
A primeira ação foi realizada na Escola Senai Theobaldo de Nigris (SP) no dia que se comemora do dia do Gráfico. Na sequência, no dia 8 de fevereiro, o projeto viajou até o Senai Senai José Ephim Mindlin (Barueri-SP). “O Gráfico do Futuro – Aliança 360 nasce no SENAI que é o berço de aprendizado dos alunos que formarão o amanhã da indústria gráfica.
É uma forma de compartilhar conhecimentos de empresas que lideram em suas áreas e incentivam a educação no sentido de aperfeiçoar processos e mostrar que plataformas integradas proporcionam melhores resultados”, destaca Paulo Faria, diretor geral da Koenig & Bauer Brasil, reforçando que mais de 500 alunos tiveram a oportunidade de ampliar conhecimento, inclusive com visitas a gráficas de diferentes perfis de impressão nessa primeira edição do projeto que percorrerá também diversas regiões do Brasil.
Oportunidades de empegos não faltam na indústria de impressão e as gráficas procuram profissionais capacitados e treinados. “É fato que a indústria gráfica precisa de profissionais que tenham base e conhecimento. A tecnologia, quando tratada como aliada, é uma potente ferramenta de mensuração de dados e manutenção da qualidade”, fala Vlamir Marafiotti, gerente de produtos, tecnologia e marketing da Agfa Gevaert.
Até porque o mercado editorial, um dos mais importantes nichos do setor, tem cenários positivos. De acordo com o 12º Painel do Varejo de Livros, pesquisa realizada pela Nielsen Book do Brasil e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), no Brasil em 2022 foram vendidos 52,84 milhões de livros. No mesmo período de 2021, a venda alcançou 51,48 milhões de unidades, uma variação de 2,64%. O faturamento também é superior no acumulado de 2022, com R$ 2,27 bilhões versus R$ 2,11 bilhões em 2021.
Embalado pelo sucesso, o Projeto Gráfico do Futuro segue firme com a sua missão de semear conhecimento e compartilhar tendências. “Inauguramos a aliança parabenizando o profissional gráfico. É um grande prazer estar próximo da nova geração e compartilhar informação com os futuros profissionais. O mercado possui ótimas oportunidades e as gráficas procuram colaboradores treinados. Agradecemos o SENAI por abrir as portas e nos receber de forma atenciosa”, agradece Faria.
Entram em cena quesitos como tecnologias, fluxos produtivos mais eficientes, plataformas sem barreiras na comunicação e desenvolvimento teórico e prático. “Os encontros pelo Brasil levarão conhecimento e compartilharão experiências para os profissionais da nossa indústria. Serão oportunidades gigantescas para conversarmos sobre sistemas de gestão, impressão e novos insumos. Vamos do workflow para a impressão de forma didática e informativa. Realmente o presente e o futuro das gráficas estão ligados a profissionais preparados e linhas automatizadas sem interferências na comunicação”, observa Marafiotti.
Quando partir Brasil afora, o Projeto Gráfico do Futuro – Aliança 360 carregará as ferramentas certas para o cotidiano dos gráficos, falando sobre as necessidades práticas por meio de palestras e workshops sem custo algum aos participantes. “O intercâmbio de informação é um fato que privilegiará os participantes dos eventos. São três empresas de nacionalidades distintas – Japão, Alemanha e Bélgica – com maneiras complementares de enxergar o setor gráfico.
Nessa mistura, entra também o recheio brasileiro para apresentar soluções que facilitam a vida da comunidade gráfica. O Projeto Gráfico do Futuro – Aliança 360 é fonte de informação que com o passar do tempo vai formar uma enciclopédia de conhecimento”, diz Isao Kameoka, presidente da Toyo Ink Brasil.
Em comum, as companhias, que juntas somam quase 500 anos de existência, presentearam os alunos do SENAI com muita informação. O palestrante da Toyo Ink, Andre Nato Machado, gerente offset / Inkjet – LATAM, apresentou as novas tecnologias em tintas vegetais; Vlamir Marafiotti, gerente de produtos, tecnologia e marketing na Agfa Gevaert, levou o tema “Automação – Gráfico do Futuro” e Douglas Guedes, executivo da Koenig & Bauer Brasil, falou sobre a versão “Koenig & Bauer 360”. Em breve as novas edições pelo Brasil do Projeto Gráfico do Futuro – Aliança 360 serão anunciadas.