Secretaria diz que não há casos confirmados de febre amarela em Poços
Não há nenhum caso confirmado oficialmente na cidade
A Secretaria Municipal de Saúde informou ontem que vem cumprindo rigorosamente em Poços de Caldas o Protocolo do Ministério da Saúde para Febre Amarela. Desta forma, quando necessário, e atendendo a solicitação médica, é coletado material para exame e encaminhado para a Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte.
Até que o resultado retorne para Poços, o paciente recebe todos os cuidados médicos necessários. Todos os hospitais da cidade, incluindo públicos, privados e filantrópicos, foram preparados para identificar e atender casos suspeitos da doença e passaram por capacitação junto à Vigilância Epidemiológica.
Segundo a Prefeitura, não há ocorrência de febre amarela em humanos em Poços de Caldas. Um paciente que está internado na Santa Casa tem suspeita de estar infectado pela febre amarela. O material já foi coletado para exame e encaminhado à Funed. Portanto, é preciso aguardar a divulgação do resultado do exame.
VACINAÇÃO INTENSIFICADA
O município intensificou a campanha de vacinação depois que um macaco encontrado morto no dia 25 de janeiro foi diagnosticado com a doença. De janeiro até o último domingo, 31.916 pessoas já foram imunizadas. Durante a semana, as vacinas estão disponíveis em 19 unidades de saúde, em todas as regiões da cidade.
Os dados referentes a resultados positivos para febre amarela em Minas Gerais são atualizados diariamente, a partir das 17h30, no Portal da Secretaria de Estado de Saúde, no site www.saude.mg.gov.br/febreamarela.