Bastidores 14/02/23

continua depois da publicidade

O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços de Caldas e região.

SEXTOU
Na noite de sexta-feira, 10, o vereador Tiago Braz (REDE) publicou em suas redes sociais um vídeo no clima de “sextou”. Sem camisa e dançando uma música do cantor Leo Santana, rapidamente, virou assunto nos grupos de WhatsApp da cidade. Teve quem gostou e quem achou exagerado. “É isso que a política virou, blogueiragem” disse um ex-vereador. “Sociedade do espetáculo e a necessidade de aparecer”, comentou um professor. Teve quem também comparou o parlamentar com o senador Cleitinho (Republicanos), que adora uma dancinha nas redes sociais.

FUSÕES I
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) analisa pedidos de criação, fusão e incorporação de partidos políticos – o que deve impactar as eleições municipais de 2024. O PTB de Waldir Miguel requereu a fusão com o Patriota para formar o Mais Brasil. O Podemos oficializou a solicitação para incorporar o PSC do vereador Marcelo Heitor. O PSDB que já federou com o Cidadania discute uma fusão definitiva entre as siglas. Uma corrente do tucanato também discute uma fusão com o fortalecido Podemos.

FUSÕES II
Outros dois partidos que vem tendo conversas nesse sentido são o PSB e o PDT. No ano passado, houve rumores sobre uma possível federação entre o União Brasil e o Progressistas que formariam uma super bancada tanto na Câmara como no Senado – que poderia contar também com o Avante. O controle da federação em Minas Gerais pelo deputado federal Luís Tibé é condição para que seu partido oficialize a entrada no bloco.

FUSÕES III
Já o Solidariedade concluiu a fusão com o PROS. Em relação à criação de partidos, 18 pedidos de formações partidárias estão sendo analisadas pelo TSE.

continua depois da publicidade

DE OLHO
Candidatos a prefeito e vereador acompanham as movimentações para decidirem que rumo tomar. Filiações e desfiliações devem acontecer de forma mais intensa em abril do ano que vem.

CORREGEDORIA
Hoje, 14, os vereadores irão eleger o Corregedor da Câmara Municipal. O nome mais cotado nos bastidores para assumir a vaga é do ex-presidente da Casa, Marcelo Heitor (PSC), que já havia sido corregedor em 2020.