Pautando 09/02/23

continua depois da publicidade

Na coluna Pautando, leia o que acontece de mais importante nos bastidores políticos de Poços de Caldas.

GESTÃO TÉCNICA
Quando o prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) se elegeu para o primeiro mandato, apostou no discurso da gestão técnica em detrimento da gestão política, como se fosse um sacrilégio fazer política em um cargo político. O tempo passou e o conceito de gestão técnica se mostrou algo tão frágil quanto um castelo de cartas. Afinal, os técnicos eleitos para assumir o Executivo descobriram que a gestão exigia habilidades muito mais políticas do que necessariamente técnicas, já que para fazer a máquina pública funcionar existem milhares de servidores capacitados justamente para exercer as funções técnicas e burocráticas do sistema.

CONCEITO DERRUBADO
Seis anos depois do primeiro mandato, o que se vê no primeiro escalão é uma equipe formada por secretários que não são necessariamente do ramo e mesmo os que são, têm um desempenho apenas razoável. A recente troca de secretários anunciada na terça-feira, 7, pelo prefeito, derruba de vez o conceito da gestão técnica.

TROCAS
Na Secretaria de Saúde, trocou um médico (Carlos Mosconi) e uma enfermeira (Rosilene Faria) por um empresário (Thiago Mariano) e um advogado (Carlos Eduardo de Almeida). Na Secretaria de Promoção Social, optou por uma servidora que é formada em Educação Física (Marcela Brito). Pelo menos tentou-se manter alguma coerência na nomeação do advogado Marcus Vinícius Ferreira de Morais para o Meio Ambiente, já que ele atua na área, e de Franco Martins, com formação em Processos Gerenciais, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet). No entanto, o fato de atuarem na área não é garantia alguma de sucesso.

continua depois da publicidade

TEMPO AO TEMPO
Se os novos secretários serão bem sucedidos, só o tempo dirá, e não será surpresa se isso ocorrer, porque afinal de contas, ainda que não sejam da área, certamente que o prefeito enxerga neles qualidades para dar conta do recado. O que se pode concluir disto tudo é que na política não há problema algum em ter formação técnica, mas é preciso entender que a habilidade de se fazer política é fundamental para se alcançar o sucesso de uma gestão.

AMIGO ÍNTIMO
Muita gente que estava no plenário da Câmara Municipal na terça-feira, 7, se entreolhou quando o vereador Kleber Silva (Novo), ao se dirigir aos trabalhadores de trailers de lanche, disse que durante muito tempo teve a chave da casa deles, pois fazia entregas de frios quando trabalhava no segmento.

MAPEAMENTO
O vereador Diney Lenon (PT), durante a apreciação de uma moção de apelo ao prefeito para estender o período de permanência dos trailers de lanche na Praça Pedro Sanches, disse que a Câmara é formada por três vereadores de oposição, dois independentes e o restante de situação.

* Diretor do Jornal da Cidade