Bastidores 02/02/23

continua depois da publicidade

O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços de Caldas e região.

DE UM LADO…
Acompanhado do secretário de governo Paulo Ney, o prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) esteve em Belo Horizonte para acompanhar a posse dos deputados estaduais. Nas redes sociais, publicou foto acompanhado de Mauro Tramonte (Republicanos) e do Coronel Jardel Trajano, da Polícia Militar. Quem acompanhou o registro foi Demilton Vacarelli, presidente municipal da sigla, que continuará atuando como assessor do parlamentar no Sul de Minas. Nos últimos meses, a aproximação entre Tramonte, Vacarelli e Azevedo tem chamado a atenção de atentos observadores dos bastidores políticos da cidade – com direito a convite para que o alcaide se filie ao partido.

DE OUTRO LADO…
O vereador Douglas Souza (União Brasil) também esteve na Assembleia Legislativa. Porém, para acompanhar a posse do deputado estadual Rodrigo Lopes (União Brasil). Ambos, em suas respectivas redes sociais, exaltaram o momento. Quem acompanhou de perto foi Diva Funchal (União Brasil), que hoje tomará posse como assessora de Lopes. Rápida no gatilho, ela já cumpre uma intensa agenda na capital mineira.

OBSERVAÇÃO
Sérgio Azevedo não tirou fotos com Rodrigo Lopes. Douglas Souza não tirou foto com Tramonte. Significa.

BAIXA
André Vilas Boas não será mais assessor parlamentar do deputado estadual Doutor Mauricio. De acordo com as normas do Novo, para estar apto a exercer o cargo, caso a pessoa seja acionista, cotista ou comanditado de empresa ou sociedade empresária, deverá ser apresentado comprovante de inscrição e de situação cadastral do CNPJ na Receita Federal, no qual conste o quadro societário comprovando não ser sócio-administrador. Em virtude disso, Vilas Boas optou por não tomar posse e seguir no setor privado.

continua depois da publicidade

PRESIDÊNCIA DA ALMG
Após quase dois meses de negociações, o deputado Tadeu Martins Leite (MDB), conhecido como Tadeuzinho, foi eleito presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em chapa formada por consenso entre os deputados estaduais. O nome de Tadeu, candidato único, reuniu as principais bancadas do Legislativo Estadual (PT e PL) e não era o favorito do governador Romeu Zema (Novo). Natural de Montes Claros, Tadeuzinho tem 37 anos e é filho do ex-deputado e ex-prefeito de Montes Claros, Tadeu Leite.

DEMAIS CARGOS
Os ocupantes dos demais seis cargos da Mesa da Assembleia também foram eleitos. A deputada Leninha (PT) assumiu a 1ª-vice-presidência, sendo a primeira mulher a ocupar um cargo na Mesa desde a 13ª Legislatura (1995-1999). Também passam a compor a Mesa os deputados Duarte Bechir (PSD), 2º-vice-presidente; Betinho Pinto Coelho (PV), 3º-vice-presidente; Antonio Carlos Arantes (PL), 1º-secretário; Alencar da Silveira Jr. (PDT), 2º-secretário; e João Vítor Xavier (Cidadania), 3º-secretário.

ENQUANTO ISSO…
Em Brasília, o ex-prefeito de Caldas, Ulisses Guimarães Borges, prestigiou a posse do tio, Gutemberg Reis (MDB), e do presidente estadual do partido, Newton Cardoso Junior (MDB).