Uma decisão acertada: prova de vida agora é feita pelo INSS

continua depois da publicidade

Nesta segunda-feira, 30, vou participar de uma reportagem na TV Plan, de Poços de Caldas. Vou falar sobre a recente aprovação da nova regra que muda e facilita a prova de vida dos segurados junto ao INSS.

Já vimos no passado cenas vexatórias de idosos sendo levados de ambulâncias até a porta de bancos para fazer a prova de vida.

Hoje, existem mecanismos modernos e eficientes, com cruzamentos de dados e informações, e não será mais preciso submeter a pessoa idosa à situações humilhantes como vimos em outros tempos.

Não conheço um só idoso que não tenha sido vacinado recentemente. Essa é uma prova de vida. O atendimento na rede pública de saúde, emissão de passaportes e contratação de empréstimo consignado, por exemplo, são outras provas de vida.

As últimas eleições foram marcadas pelo menor índice de abstenção da pessoa idosa, mesmo para aqueles acima de 70 anos, cujo o voto é facultativo. O ato de votar, portanto, também serve como prova de vida.

continua depois da publicidade

O mais importante de tudo é que com a nova regra, o cidadão não é mais obrigado a sair de casa para realizar sua prova de vida.

No momento, a equipe da Previdência Social estuda os últimos detalhes para que a regulamentação da medida seja publicada.

A regulamentação trará detalhes de como o INSS fará os cruzamentos de dados e de como o segurado deve agir, caso sua prova de vida não seja realizada de modo automático.

Por enquanto, os beneficiários podem ficar tranquilos e aguardar. Não haverá bloqueio de benefícios por falta de prova de vida por enquanto.

Apesar de não ser mais obrigatório, quem preferir pode fazer a prova de vida como nos anos anteriores: indo a uma agência da rede bancária ou usando o Meu INSS.

O cidadão também pode acessar o Meu INSS ou ligar para o telefone 135 para verificar a data da última confirmação de vida feita.

É importante destacar que o beneficiário não deve procurar uma agência do INSS para fazer a prova de vida.

* Paulo Danilo Vieira Ávilla é servidor público municipal e ex-presidente do Conselho Municipal do Idoso de Poços de Caldas.