Operação Áquila: MP consegue condenação de 12 pessoas
Investigação destinou-se a desmantelar associações criminosas atuantes em Varginha e região
continua depois da publicidade
O Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) obteve a condenação de 12 pessoas denunciadas em razão de investigação destinada a desmantelar associações criminosas atuantes em Varginha e região, dedicadas ao tráfico de drogas, à associação para o tráfico e à lavagem de dinheiro.
As penas, somadas, superam 120 anos de reclusão e as multas aplicadas ultrapassam os R$ 600 mil. A maior parte dos condenados prossegue em prisão preventiva.
Os trabalhos foram conduzidos pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), núcleo Varginha, e pela 4ª Promotoria de Justiça da comarca.
Acesse aqui o quadro de condenações. Os réus ainda podem recorrer.
continua depois da publicidade
Relembre o caso
A operação foi deflagrada em fevereiro de 2022, oportunidade em que foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão e 14 mandados de prisão preventiva.
Segundo as apurações, uma conhecida casa noturna da cidade era utilizada para a lavagem do dinheiro do tráfico de drogas. Na ocasião foram oferecidas cinco denúncias pela prática de 75 crimes.
Participaram das diligências 68 policiais militares, um policial civil e um promotor de Justiça. Foram empenhadas 20 viaturas, uma equipe Rocca (cães farejadores) e uma aeronave da Polícia Militar.
As investigações duraram aproximadamente 10 meses.