Redução da tarifa de energia elétrica em Poços está mantida

Redução está em vigor desde 22 de novembro passado

Em entrevista coletiva realizada no início da tarde ontem no prédio antigo do DME, o prefeito Sérgio Azevedo (PSDB), acompanhado do vice-prefeito Flávio Faria (Rede), do presidente do Conselho de Administração do Grupo DME, Cícero Machado de Moraes, demais membros da diretoria colegiada da holding e da presidenta do Conselho de Consumidores, Arlene Mareca, anunciou que a redução da tarifa de energia elétrica em Poços de Caldas, fornecida pela DME Distribuição, determinada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), que começou a vigorar em 22 de novembro passado, vai continuar.

PARA ENTENDER
Os consumidores de Poços tiveram as tarifas reduzidas a partir daquela data, coroando, assim, o trabalho do Conselho de Consumidores do DME, que havia pedido uma revisão dos valores.

No entanto, a Administração Municipal anterior, cumprindo o que é de praxe nesses casos, havia entrado com recurso contra a redução no início de dezembro, o qual foi negado pela Aneel. De acordo com o Sérgio, o preço da energia que vinha sendo praticado pela concessionária local estava muito alto.

“A administração anterior entendeu por bem recorrer dessa decisão, tentando reverter essa diminuição. Só que a nossa posição sempre foi de respeito com os consumidores e de manter essa tarifa baixa. E, agora, saiu essa decisão final da Aneel de manter a redução”, comemorou o prefeito, destacando que, mesmo que haja diminuição do faturamento da DME Distribuição, ele deverá ser compensado com aumento da produtividade.

“O departamento deve suprir isso com eficiência, com outros investimentos, para que possa atingir os resultados esperados, e não simplesmente com o aumento da tarifa, que estava sacrificando muito a população, a indústria e o comércio”, discursou.

INCENTIVO
Houve redução de 29,13%, correspondendo ao efeito tarifário médio. Para os consumidores residenciais, a redução foi de 26,30%. Consumidores de baixa tensão tiveram 26,83% e as indústrias, 32,07%. O prefeito também enfatizou que a diminuição da tarifa é também um incentivo para o setor industrial.

Para o presidente do Conselho de Administração da holding, a redução da tarifa trará novos investimentos para Poços, garantindo que “temos, hoje, uma das tarifas mais baratas do Brasil. Esperamos que as atividades produtivas retornem. O DME vai fazer campanhas e vender energia elétrica de forma saudável”, disse. “Temos consumidores que deixaram de comprar energia elétrica em Poços. Agora, vamos fazer um apelo para que eles voltem”.

OUSADIA
O Chefe do Executivo Municipal reforçou em sua fala final que o DME precisa voltar a crescer e a ajudar a cidade sem que haja comprometimento.

“O DME precisa voltar a ser uma empresa ousada, que pensa à frente, e que possa ajudar a Prefeitura sim, mas que o lucro seja cada vez maior, através de investimentos. E não da forma como estava sendo feita, tirando dinheiro, capital que o DME tinha, para investimentos”. A DME Participações com suas subsidiárias DME Distribuição e DME Energética tem a Prefeitura como única acionista.