Custos de energia que alimentam a crise na Europa continuam preocupando

continua depois da publicidade

Mais de um terço das empresas (35%) disseram que o custo elevado da energia é sua maior preocupação, já que os efeitos da alta inflação afetam o mundo inteiro, de acordo com dados de pesquisa da empresa de soluções de capital de giro Taulia.

A pesquisa, realizada entre mais de 500 responsáveis pela tomada de decisões financeiras de alto nível em grandes empresas nos EUA, Reino Unido, Singapura e Alemanha, constatou que, embora os altos custos de energia sejam mais pronunciados na Europa, eles continuam sendo uma preocupação importante em todas as regiões.

Duas em cada cinco empresas no Reino Unido (41%) e na Alemanha (39%) disseram que os custos de energia foram as pressões inflacionárias que tiveram o maior impacto em seus negócios, embora quase um terço (31%) das pessoas que tomam as decisão nos EUA e pouco mais de um quarto (27%) em Singapura concordou com a afirmação.

A pesquisa revelou que um número esmagador de quatro em cada cinco (83%) responsáveis está preocupado com os efeitos da inflação em seus negócios, citando o custo das matérias-primas (29%), aumento de fornecedores (28%) e custos trabalhistas (26%) como principais inquietudes.

A preocupação com a inflação é mais pronunciada nos EUA, onde mais de nove em cada 10 (93%) tomadores de decisões financeiras disseram que o impacto da inflação em seus negócios gerava incomodidade. O sentimento ressoa a nível global, com quase nove em cada 10 (87%) concordando no Reino Unido e mais de quatro em cinco (83%) em Singapura.