Bastidores 06/01/23

continua depois da publicidade

O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços de Caldas e região.

APELIDO
O prefeito Sérgio Azevedo (PSDB), que sempre se disse orgulhoso e confiante dos seus secretários, a quem se refere como equipe técnica exemplar, parece não estar mais tão preocupado com isso. Pelo menos é a impressão que fica ao manter há tempos Rosilene Faria como interina na Saúde (uma pasta que acumula problemas desde seu antecessor) e enfiar goela abaixo Celso Donato (PSD) nos Serviços Públicos. Donato, por sinal, ganhou nos bastidores o apelido de “secretário oxigênio”: aquele que todo mundo sabe que está lá, mas que ninguém vê.

ALMOÇO
O restaurante Pizza na Roça foi o palco para a estreia de André Vilas Boas como assessor na região do deputado estadual eleito Dr. Maurício (Novo). Vilas Boas fez questão de publicar uma foto em suas redes sociais almoçando com o alcaide ontem, 6. Segundo o jovem, ambos puderam conversar sobre o “futuro de Poços”. O registro, claro, virou motivo de comentários. A grande maioria questionando a necessidade da publicação, afinal, o alcaide, para quem não lembra, até o ano passado se referia a Vilas Boas como “o irrelevante”.

DIAGNÓSTICO
É fato que alguns políticos ou aspirantes a políticos da cidade sofrem com a conhecida Síndrome de Estocolmo, que é quando uma vítima de agressão, sequestro ou abuso desenvolve ligação sentimental ou empatia por seu aproveitador.

continua depois da publicidade

MOVIMENTOS
O fato da empresária Diva Funchal (União Brasil) assumir a assessoria em Poços de Caldas do deputado estadual eleito Rodrigo Lopes (União Brasil) merece toda a atenção. Após ter feito um bom trabalho na secretaria de Desenvolvimento e Trabalho (Sedet), Diva, além de bons contatos, não é acomodada e costuma ter boas ideias e mais que isso: retirá-las do papel. Dessa forma, Lopes muito provavelmente avançará politicamente – e com certa facilidade – sobre o ex-prefeito de Caldas Ulisses Borges (MDB) que após a derrota de 2018 tentou sobreviver politicamente – e só conseguiu essa façanha por não contar com uma figura política com mandato ocupando o mesmo espaço. Também será interessante observar o segundo mandato de Mauro Tramonte (Republicanos), que deixará de ser o único estadual por aqui.

POR FALAR NISSO…
O titular da pasta de Desenvolvimento e Trabalho (Sedet) tem quase certeza de que existe um plano na Casa Amarela com o intuito de boicotá-lo. Sua turminha endossa a ideia. Será?

RESSENTIMENTO
O ano virou e os partidos e movimentos de esquerda de Poços de Caldas ainda não perdoaram o fato dos vereadores Lucas Arruda (Rede) e Thiago Braz (Rede) terem entregue de bandeja a presidência da Câmara Municipal para Douglas Dofu (União Brasil).