Bastidores 02/01/23
continua depois da publicidade
O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços de Caldas e região.
AMEAÇAS
No mês de dezembro, um jornalista de Poços de Caldas fez severas críticas – e com razão – a uma secretaria municipal no veículo em que trabalha. O secretário responsável pela pasta, em um sinal de destempero e despreparo político, decidiu entrar em contato com o jornalista por telefone e ameaçá-lo. Além de xingamentos aos gritos com uma série de palavrões, o secretário comissionado teria dito que iria até a porta do veículo de comunicação em questão para agredir o jornalista. “É a última vez que estou te avisando” e “vou te quebrar” são duas das ameaças listadas em um boletim de ocorrências devidamente lavrado contra o secretário e no qual a Coluna Bastidores teve acesso. A expectativa é de que um inquérito seja aberto nos próximos dias.
GOL CONTRA
Também conforme apuração, tanto o prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) quanto o secretário de Governo, Paulo Ney de Castro Jr., já teriam conhecimento das ameaças por parte do secretário contra o jornalista. Até o momento não há qualquer tipo de informação sobre qual atitude o Executivo tomou em relação ao assunto – e, no caso, se pretende tomar. Na última semana do ano, o caso já circulava com discrição na Casa Amarela e em setores da imprensa.
BOIADA
Ao apagar das luzes de 2022, o responsável pelo jurídico da Câmara Municipal concluiu, apresentou e protocolou parecer favorável em relação ao pagamento de 13º e férias para os vereadores – inclusive com o pagamento de valores retroativos para a atual legislatura e também a anterior. O encaminhamento da pauta seguiu para a contabilidade da Casa para que se manifeste sobre como os pagamentos serão realizados e haverá necessidade de parcelamento dos mesmos.
continua depois da publicidade
A BATALHA PARTIDÁRIA
O plano da turma da Rede de reassumir o comando do PSD em Poços de Caldas e migrar para a legenda com o objetivo de viabilizar a candidatura de Lucas Arruda para o Executivo pode esbarrar em um fator novo: o desejo do empresário Sérgio Krzizanski de não apenas se tornar o presidente da sigla, como de se lançar candidato a prefeito em 2024 com apoio do presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD). A conferir.
CARAVANA
Representantes da esquerda em Poços de Caldas foram a Brasília neste fim de semana acompanhar a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na caravana organizada pela militante petista Edna Leite (PT), estavam o vereador Diney Lenon (PT), o professor Tiago Mafra (PT) e o ex-secretário de Cultura, João Alexandre (Solidariedade). A turma enfrentou o forte sol de domingo e os quase 40 graus em Brasília para acompanhar a cerimônia da faixa presidencial em frente ao Palácio do Planalto. Já o ex-prefeito Eloisio do Carmo Lourenço (PSB) esteve na capital federal com Ulysses Gomes e Odair Cunha – acompanhado da esposa Cláudia Lourenço e do filho Pedro com direito a registro ao lado da competente jornalista Thais Oyama. O ex-prefeito, claramente, ainda conta com um capital político considerável e agora com fácil entrada no novo governo.