Bastidores 12/12/22

O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços de Caldas e região.

SOS
A Secretaria Municipal de Saúde voltou aos holofotes na sexta-feira, 9, e sábado, 10, com novas denúncias de irregularidades. Em visita à UPA, o vereador Diney Lenon (PT) e o professor Tiago Mafra (PT), através de um vídeo, listaram uma série de problemas que existem na unidade. Entre eles, o fato de o laboratório não estar funcionando, a falta de medicamentos na Sala Vermelha e na Pediatria e o estoque zerado de produtos de limpeza. Além disso, um grupo de médicos estaria com os salários atrasados há dois meses.

FARMÁCIA
Já a Coluna Bastidores apontou nas suas duas últimas edições os problemas da farmácia da Policlínica – que além da falta de medicamentos, não conta com boa estrutura para atender a população. Além disso, faltam funcionários e não há alunos interessados ou disponíveis para estágio remunerado. No IST/AIDS, o caos é tão grande que o setor não conta com dados a respeito do número de casos de infecções sexualmente transmissíveis na cidade.

continua depois da publicidade

RESPOSTA I
Quanto ao vídeo publicado por Diney Lenon, a Prefeitura publicou em seu perfil oficial uma nota acusando o vereador de fake news. Informou que todos os médicos e servidores da UPA estão com os salários em dia – inclusive o 13º salário. A nota, no entanto, não assume a responsabilidade sobre os médicos terceirizados os quais são mencionados no vídeo.

RESPOSTA II
Em relação aos medicamentos da Pediatria, a nota informa que o pedido para os estoques é realizado uma vez por semana e que os remédios que estão em falta apresentam problema de distribuição em todo o país. Quanto ao laboratório, a informação é de que o da unidade funciona diariamente das 7h à 1h.

CONFRATERNIZAÇÃO
Embora ainda não conte com um diretório ou comissão provisória em Poços de Caldas, o União Brasil realizou uma confraternização e apresentou seus novos filiados. Entre eles, o professor Fausto Bahia (com passagens recentes pelo Cidadania e Avante) e que até então militava na oposição, Luís Felipe Gouvêa (ex-filiado do Partido Novo), o advogado e servidor público municipal Eugenio Adami e o empresário Otávio Araújo. Também participaram do encontro o vice-prefeito Júlio César de Freitas, o secretário municipal de Comunicação, Antônio Donizetti Albino, o adjunto de Obras, Tiago Cavelagna, o adjunto de Serviços Públicos, Anderson Santos, e o deputado estadual eleito Rodrigo Lopes.

JUVENTUDE
O presidente do Avante Jovem, Vinicius Gouvea, participou recentemente de dois podcasts: o Papo de Cripto, apresentado por Marcelo Cagnani e Ciro Peres, e o Café com Manteiga, uma das melhores produções locais lançadas nos últimos tempos. Em pauta, o papel da juventude na política, debate sobre ao resultado das eleições deste ano e perspectivas para o futuro.