Zona Azul já teve 973 mil operações de estacionamento
Sistema rotativo funciona há cinco meses em Poços
Ontem, 21, entrou em operação a subárea 3 do estacionamento rotativo pago de Poços de Caldas. Com isso, a Prefeitura conclui a implantação do projeto da Zona Azul no município.
A implantação teve início com a celebração do contrato de concessão, depois de processo licitatório conquistado pela empresa EXP. O contrato entrou em vigência em janeiro deste ano. A subárea 1 teve início em junho e a subárea 2 em setembro. Com a área 3, foram implantadas 3.979 vagas.
Assim, o município garante a proporção de vagas especiais de 5% para idosos e 2% para deficientes. Além dessas vagas, a zona azul organizou o espaço central e propiciou melhoria da logística, com expansão das áreas de carga e descarga, bolsões para motocicleta, adequação das áreas para embarque e desembarque e também estacionamentos de curta duração.
“O projeto implantado buscou democratizar ao máximo o espaço urbano, ofertando vagas para estacionamento, além de reduzir o tempo de circulação à procura de vagas, com menos impacto no fluxo geral”, destaca o secretário de Defesa Social, Luis Carlos Lima. O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço (PT) falou da importância da implantação do projeto, que moderniza a organização do trânsito e contribui para um processo mais amplo de mobilidade urbana.
ÁREA 3
O secretário explica que, antes da finalização da implantação da subárea 3, foram feitos diversos questionamentos sobre o estacionamento rotativo pago em áreas residenciais.
“Esses questionamentos ocorreram antes da finalização da implantação, que é executada por terceiros, inspecionada e validada ao final pela Secretaria de Defesa Social. Como se observa no mapa que integra o Decreto 12.083, publicado nesta data, não há ocupações pela zona azul em áreas exclusivamente residenciais, já que a subárea 3 está circunscrita a uma área mista, com características de serviços, hospitais e clínicas e também comércio e residências”, informa.
A subárea 3 (com tempo máximo de utilização de 3 horas mais 1 hora adicional) tem a função de acomodar demandas mais extensas de tempo para estacionamento, atraindo veículos e facilitando aos usuários essa condição, sem troca de vagas em intervalos menores.
BALANÇO
No período de 15 de junho a 19 de dezembro de 2016, já foram registradas 973.024 operações de estacionamento na Zona Azul em Poços de Caldas. A operação conta com 100 parquímetros, 56 monitores, 23 pontos de venda e foram feitos 12.000 downloads do aplicativo para celular.
A busca da melhoria contínua para oferecer agilidade e comodidade ao usuário já contemplou alterações como agendamento de utilização a partir das 7h30, com contabilização de tempo a partir do início as 8h30; melhoria da banda de internet para maior estabilidade ao sistema, criação de rotas digitais para melhor posicionamento dos monitores, entre outras.
A revitalização da sinalização horizontal da subárea 1 está sendo programada para período próximo e a incorporação de recebimento no parquímetro através de cartão de crédito também integra essas ações de melhoria. “Desta forma, esperamos que as pessoas tenham mais facilidade na utilização do espaço urbano”, completou o secretário Lima.