Coluna MG 23/11/2022

continua depois da publicidade

A Coluna MG traz as principais notícias veiculadas em jornais do interior de Minas filiados ao Sindicato dos Proprietários de Jornais de Minas Gerais (Sindijori).

Ipatinguenses nas Paralimpíadas Escolares
Após uma participação destacada na fase regional das Paralimpíadas Escolares, realizada em agosto, na capital federal, a delegação ipatinguense representada pela equipe do Projeto Paralímpico do Centro Esportivo e Cultural 7 de Outubro embarcou na segunda-feira para São Paulo, onde acontece a fase nacional da competição, que irá até o dia 26 de novembro, sábado. Os dez alunos que obtiveram índice para a fase final e representarão Ipatinga e Minas Gerais em uma competição de nível nacional participarão das provas de atletismo, que incluem corridas, saltos e lançamentos. (Portal da Cidade – Ipatinga)

 Emenda da Heineken foi desbloqueada
O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), reverteu, nesta terça-feira , 22, o bloqueio feito pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, e restabeleceu o empenho que assegura R$ 12 milhões para obras de pavimentação do acesso para a futura fábrica da Heineken em Passos. Os recursos serão usados para obras de pavimentação nos trechos das rodovias Humberto de Almeida, que liga Passos a São João Batista do Glória, e a MG-050. O acesso é essencial para o escoamento da fábrica que passará a operar na cidade em 2025.  (Folha da Manhã – Passos)

 Sicred terá sede administrativa
A Sicredi Integração RS/MG realizou a cerimônia que marca o lançamento da Pedra Fundamental da Sede Administrativa em Conselheiro Lafaiete. O evento reuniu autoridades, entre elas o prefeito de Conselheiro Lafaiete, Mário Marcus Leão Dutra, associados, colaboradores, fornecedores e imprensa. A direção da cooperativa de crédito foi representada pelo presidente, Adilson Carlos Metz; e vice, Luiz Mário Leite Berbigier; gerente regional de desenvolvimento, Fabrício Closs; diretores e conselheiros. O ato simboliza o início oficial das obras da estrutura de mais de 2,5 mil m², a qual retrata a solidez e o desejo de permanência da Sicredi Integração RS/MG em solo mineiro. (Correio Online – Conselheiro Lafaiete)

Apagão deixou mais de 377 mil sem energia
Um apagão deixou parte da cidade de Ipatinga, Timóteo, Coronel Fabriciano, Caratinga, Ipaba, Ipanema e cidades vizinhas no escuro. O apagão fez com que milhares de clientes ficassem sem energia elétrica nos Vales, do Aço, Rio Doce, Zona da Mata e Leste de Minas Gerais. Estima-se que 377.923 ligações (clientes) ficaram sem energia, numa área com mais de dois milhões de pessoas. No começo da noite, o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes (PL), informou por meio de sua conta, no Twitter, que o apagão estava relacionado a uma falha na subestação que abastece a região. É dessa subestação que sai o abastecimento para a maior parte das cidades da região.  (Diário do Aço – Ipatinga)

continua depois da publicidade

Secretário busca emendas para Hospital
Diante da situação delicada que o Hospital Manoel Gonçalves de Sousa Moreira está enfrentando, o deputado estadual Gustavo Mitre reuniu-se com o secretário de Estado de Governo, Igor Eto e também com o secretário de Estado da Saúde, Fábio Bacheretti, com o objetivo de conseguir a destinação de aporte financeiro para auxiliar o hospital. Sensibilizado com a atual crise financeira vivenciada pela Casa de Saúde e o anúncio de paralisação do atendimento do Pronto Socorro, o deputado Gustavo Mitre solicitou o adiantamento de 2 milhões de reais ao Estado, fazendo uma antecipação dos recursos de emendas parlamentares do deputado que deveriam ser pagos em 2023, para que sejam quitados agora no final de 2022. (Integração – Itaúna)

Fazenda refloresta entorno de represa
Principal fonte de abastecimento de água de Juiz de Fora, a Represa de Chapéu D’Uvas registra um longo histórico de degradação, causado, principalmente, pela especulação imobiliária e o crescimento desordenado das áreas no seu entorno. Situada às margens do manancial, a Fazenda Experimental da Universidade Federal de Juiz de Fora busca recuperar uma parte das áreas desmatadas através do reflorestamento com diferentes espécies nativas da Mata Atlântica. A área original da fazenda é de 250 hectares, mas apenas 50 são preservados. Até o momento, pesquisadores e estudantes da instituição plantaram 40 mil mudas nas margens da bacia, o que corresponde a 23 hectares. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)