Operação conjunta combate tráfico de drogas em São Lourenço
Ministério Público e Polícia Militar fizeram ação em ponto que é alvo de disputa entre traficantes
continua depois da publicidade
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), regional de Pouso Alegre, e da Promotoria de Justiça Criminal de São Lourenço, e a Polícia Militar (PMMG), com o apoio da Polícia Penal, deflagraram no domingo, 20, a operação “Ascendente”.
A investigação, desdobramento da operação “Ecossistema”, realizada em 2021, busca desarticular os principais pontos de comércio de drogas no bairro Nossa Senhora de Lourdes e adjacências, em São Lourenço.
De acordo com as investigações, após a morte de pessoa ligada à facção criminosa PCC no ano de 2019, o território onde ocorria intenso tráfico de entorpecentes passou a ser disputado por diversos grupos, os quais passaram a ser investigados pelo MPMG.
Até o momento, foram cumpridos 12 mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão. Além disso, foram realizadas vistorias em quatro celas da unidade prisional de São Lourenço.
continua depois da publicidade
As diligências prosseguem hoje, 22, visando ao cumprimento de outros mandados de prisão cautelar.
A partir do policiamento ostensivo realizado pela Polícia Militar e do trabalho de investigação, foi possível, nos últimos meses, a apreensão de 273 pedras e papelotes de crack, 13 buchas e dois tabletes de maconha e 15 porções de cocaína, além da prisão de pessoas responsáveis pela guarda e venda de drogas.
Ao longo dos dois dias de operação, foram arrecadados R$ 43.785,00; quatro tabletes de maconha; uma balança de precisão; 12 telefones celulares, dois rádios transceptores (HT), uma arma de fogo e 20 munições.
Participam da operação dois promotores de Justiça, 54 policiais militares e 51 policiais penais.