Jacarandá mimoso sob risco de queda é retirado
Outras árvores também oferecem riscos no parque José Affonso Junqueira
Uma árvore de grande porte, da espécie jacarandá mimoso, com risco de queda, foi retirado na manhã de ontem do jardim do Parque José Affonso Junqueira, em Poços de Caldas.
De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, ao todo, são quatro espécies (dois jacarandás e duas grevilhas), com cerca de quatro décadas de vida, que apresentam situação pre-ocupante, com caules ocos e ressecados.
ÁRVORES MONITORADAS
Já há algum tempo, essas árvores vêm sendo monitoradas por engenheiros ambientais da Prefeitura que, agora, identificaram risco eminente de queda desses exemplares, plantados tanto no jardim dafonte luminosa, quanto no jardim da praça Pedro Sanches.
Ontem, o jacarandá mimoso localizado próximo ao Café Concerto, teve sua retirada priorizada, tendo em vista que a espécie apresentava forte inclinação, vários buracos no tronco e, também, ressecamento da raiz. Ao lado da árvore retirada, já está plantado um novo exemplar de jacarandá da mesma espécie.
Durante toda a semana, prosseguem os trabalhos nessas duas áreas verde da área central, quando serão realizadas, igualmente, poda das árvores, para retirada de pragas, trepadeiras e hospedeiras, assim como o corte de galhos muito longos, que no período de chuvas cedem e prejudicam a circulação de pessoas.
Os jardins da praça e do parque são datados da década de 1930, mesma época da inauguração do Complexo Turístico Termal de Poços de Caldas, formado pelo Palace Cassino, Palace Hotel e Thermas Antônio Carlos.
Vale destacar que as espécies são tombadas como patrimônio histórico natural e, por isso, segundo técnicos da secretaria, só podem ser retiradas quando oferecem real risco de queda.