Bastidores 08/11/22
O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços de Caldas e região.
A REPERCUSSÃO
A censura por parte do prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) a uma fala do jornalista Luis Nassif em um filme exibido no aniversário de 150 anos de Poços de Caldas manchou as comemorações do sesquicentenário. Ao longo de toda a segunda-feira, o encontro no dia anterior de todos os ex-prefeitos em um café da manhã na Prefeitura, as homenagens com a Comenda Dom Pedro II no Palace Casino e o sucesso de públicos dos shows no Ronaldão deram espaço para ampla repercussão – inclusive nacional – de uma polêmica que não havia necessidade de ter sido criada.
INTRANSIGÊNCIA
O que mais chama a atenção nesse caso é o fato de nenhuma das pessoas próximas ao prefeito ter lhe alertado de que não seria uma boa ideia propor qualquer tipo de censura aos realizadores – inclusive com ameaças de não exibição. O secretário municipal de Governo, Paulo Ney, até então elogiado pelo trabalho à frente da pasta, falhou em não conseguir apaziguar ou reverter a situação. A resposta do governo ao jornal Folha de São Paulo também não foi das melhores – pelo contrário, foi catastrófica.
continua depois da publicidade
HOMENAGENS MERECIDAS
Louvável as homenagens com a Comenda Dom Pedro II a Ana Paula Tranche, Antônio Moraes, Aparecido Sisti, Gaspar Eduardo de Paiva Pereira, Mestre Bucha, Ilma Sousa dos Santos, Irmã Iracy Bezerra, Laura Ávila Carvalho, Lilia Maria Pereira Carvalho Dias, Nany People e Walace Lara.
HOMENAGENS QUESTIONÁVEIS
Para Carlos Mosconi (que deixou a Secretaria Municipal de Saúde em meio a uma CPI) e ao empresário Flávio Cançado. Somente em Poços de Caldas para o dono de uma concessionária de transporte coletivo receber uma homenagem apenas por ser dono de uma frota de ônibus.
VACINAÇÃO
Marcelo Queiroga, ainda Ministro da Saúde, fez um pronunciamento em rede nacional na noite de domingo, 6, pedindo para que os pais vacinem as crianças contra a Poliomielite. O Brasil enfrenta a pior cobertura vacinal contra a doença das últimas décadas. O problema? Faltaram esforços do Governo Federal para vacinar as crianças – não só contra a Poliomielite, mas para todos os imunizantes previstos no PNI. Houve morosidade até na vacinação contra a Covid-19 – assunto que o presidente da República buscou minimizar através de mentiras. Em Poços de Caldas, a vereadora Regina Cioffi (PP) chegou a apresentar um pedido de informações para o Executivo questionando as ações que poderiam ser tomadas para melhorar a vacinação contra Pólio na cidade.
RECADO
Alguém, por favor, avisa a galera que tem ido na frente do Tiro de Guerra pedir intervenção federal, que lá só tem – em grande maioria – jovem fardado cumprindo o serviço militar obrigatório?