Licitação será feita para construção de nova Casa de Chá
foram definidas ações para a reconstrução do espaço
Em reunião realizada na Secretaria Municipal de Turismo, na tarde de terça-feira, 6, foram definidas ações para a construção de uma nova Casa de Chá no Recanto Japonês de Poços de Caldas e para o tombamento do local.
A edificação original, de 1975, foi destruída num incêndio no dia 28 de agosto. O encontro teve participação dos membros do Conselho Consultivo do Recanto Japonês, Silvio Kimura e Katsuyuki Masaki, dos secretários Rômulo Vilela Filho (Turismo) e Aldo Hanser (Obras), do presidente do Jardim Botânico, Jorge Jabur, da diretora de Turismo, Rose Lino, da coordenadora da Divisão de Patrimônio da Secretaria de Planejamento, Letícia Loyola, do coordenador de equipamentos turísticos, Orestes Nery e da turismóloga Carolina Caponi, ambos da Secretaria de Turismo.
Para a construção da nova Casa de Chá, haverá a abertura de uma licitação para a contratação de uma empresa especializada em prédios da cultura japonesa. Dentro de 15 dias, haverá uma nova reunião para a definir a data de abertura do processo licitatório. Por meio de um levantamento documental sobre a Casa de Chá, será possível a especificação de materiais a serem utilizados a fim de recriar de forma fiel a edificação oriental.
Além disso, haverá um trabalho junto ao Conselho Municipal de Desenvolvimento do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico (Condephact) para dar início ao tombamento do Recanto Japonês, que garantirá a preservação do espaço e ações coordenadas que não permitam sua descaracterização.