Especialista de Marketing comenta os benefícios do uso do e-mail
Mesmo com mais de 50 anos de sua existência, o e-mail marketing segue sendo muito utilizado como ferramenta do mix de marketing. Na última década, os profissionais de marketing viram surgir novos canais digitais, que precisam considerar nas estratégias. No entanto, o e-mail é um canal que continua a existir e, embora muitos acreditem que saiu de moda, ainda é mais relevante do que nunca.
Segundo a 11ª pesquisa anual de marketing de conteúdo, do Content Marketing Institute (julho 2020), o e-mail é considerado um dos métodos mais usados no marketing de conteúdo. O estudo aponta que 87% dos comerciantes B2B usam o e-mail como um canal de distribuição.
De confirmações de pedidos a boletins informativos, os e-mails são um aspecto essencial do crescimento e gestão de qualquer negócio. É impossível negar que o e-mail faz parte do dia a dia de milhões de pessoas e, portanto, tem o poder de criar um vínculo significativo e rápido com milhões de usuários.
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Seis motivos para integrar o e-mail ao mix de marketing:
- Vantagem competitiva
Como mencionado anteriormente, o e-mail não é novo. Na verdade, mais de 50 anos se passaram desde a sua criação. Mas longe de ser obsoleto, este canal ainda é relevante devido à sua alta acessibilidade. Por existir há tanto tempo como meio digital, o e-mail pode atingir uma ampla variedade de públicos, incluindo aqueles que não se sentem necessariamente à vontade usando a internet. Por isso, o e-mail marketing oferece a vantagem competitiva única de construir relacionamentos duradouros com contatos dos mais diversos segmentos.
- Escalável
O e-mail marketing oferece a milhões de empresas uma maneira fácil e eficiente de se comunicar com clientes potenciais e atuais. Isso se deve à escalabilidade do canal, já que os e-mails podem ser endereçados a um grande número de destinatários. No entanto, é importante ter em mente que a sua eficácia está condicionada à segmentação adequada e ao direcionamento estratégico dos públicos-alvo. Para que o e-mail marketing tenha um impacto real e duradouro em qualquer estratégia, as mensagens devem ser enviadas apenas para as bases de contatos atualizadas que previamente concordaram em receber comunicações.
- Três vezes mais conversões do que as redes sociais
Com a estratégia de e-mail marketing certa, esse canal tem uma taxa de conversão muito maior do que as redes sociais. Com um retorno de investimento médio de 42 USD para cada 1 USD gasto (DMA, 2019), o e-mail é considerado um dos canais mais rentáveis do marketing digital, mas é preciso ter um plano de ação claro, conciso e que agregue valor aos usuários.
- Fácil personalizar e monitorar
O e-mail marketing oferece a oportunidade de falar diretamente com as pessoas, adaptando as mensagens de acordo com suas preferências. Isso gera uma conexão e dá uma sensação de distinção e preferência ao destinatário, o que é fundamental para aumentar as taxas de engajamento de qualquer campanha. Além disso, plataformas de marketing digital, como a Sendinblue, permitem que o comportamento dos destinatários seja monitorado em tempo real, conseguindo avaliar os resultados das campanhas em apenas alguns minutos.
- Mantém as marcas no “top of mind” de seus consumidores
Grande parte da retenção de clientes está na permanência das marcas na mente de seus consumidores. Muitas pessoas param de consumir produtos ou serviços simplesmente porque esquecem que eles existem. O e-mail marketing é uma ferramenta para evitar que isso aconteça, criando pontos de interação que vão além das transações, que geram apego emocional às marcas.
- Imediato e fácil de automatizar
O e-mail é um excelente canal para divulgar novidades da marca, produtos ou promoções de forma rápida e no momento mais adequado para seus clientes. Graças ao uso de informações personalizadas de acordo com o perfil do cliente, o percentual de conversões pode ser potencializado nesse tipo de comunicação. Além disso, as mensagens podem ser facilmente automatizadas em resposta a condições de “gatilho” predefinidas ou com base na atividade do contato, como se o contato fez uma compra ou se inscreveu em um boletim informativo.
Para auxiliar na criação de uma estratégia de marketing eficaz, a especialista de Marketing e Brand Manager da Sendinblue, Laura Parra, comenta que, a Sendiblue criou um e-book completo para que qualquer pessoa possa desenvolver uma estratégia de marketing de e-mail eficaz. Para baixar o conteúdo completo, basta acessar aqui.