Bastidores 14/09/22

O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços de Caldas e região.

O GRANDE ENCONTRO
Nesta terça-feira, 13, o candidato a vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o candidato a governador Alexandre Kalil (PSD) estiveram em Poços de Caldas. O encontro, realizado no Palace Hotel e extremamente bem organizado pelo ex-prefeito Eloisio Lourenço (PSB), também contou com a presença de empresários ligados ao setor do turismo e também da cultura. Candidatos a deputado estadual e federal de partidos coligados também estiveram presentes. Lucas Arruda (Rede) e Ciça (PT) não compareceram.

TORTA DE CLIMÃO
Um momento inusitado do encontro rendeu um registro que talvez venha a ser a grande foto – e fato – político do ano em terras sulfurosas. Tabloides do candidato a deputado federal Celso Donato (PSD) com apoio a Alexandre Silveira (PSD) e Romeu Zema (Novo) foram propositalmente espalhados no local do encontro e, obviamente, chegaram à mão de Alexandre Kalil – que ficou extremamente irritado com o material produzido pelo candidato. Kalil cobrou explicações de Geraldo Thadeu (PSD) que, esperto como sempre, fingiu demência. Afinal, o ex-prefeito, um dos coordenadores de campanha de Silveira, esteve no lançamento do comitê de Donato e já havia tido contato com diversos materiais do candidato governista atrelado a Zema.

continua depois da publicidade

CACHORRO GRANDE
No final da tarde de ontem, vídeos e fotos sobre o caso tomaram conta das redes sociais. Donato, então, no melhor estilo kamikaze, publicou um vídeo em suas redes sociais criticando o nervosismo de Kalil ao se deparar com o material e, em tom de enfrentamento e deboche, declara mais uma vez apoio a Zema e Jair Bolsonaro (PL). No entanto, ao partir para o embate com o candidato a governador do seu partido, corre o risco de criar um ambiente que prejudique financeiramente sua campanha ou, na pior das hipóteses, faça surgir um pedido de impugnação de sua candidatura pela própria sigla.

ONDA
O fato é que Donato se declarar bolsonarista muito mais o prejudica do que favorece. O eleitor do presidente é fiel àqueles que são seus apoiadores de primeira hora. Em Minas Gerais, por exemplo, são diversos os quadros, inclusive, que completam esse perfil. Portanto, dificilmente abraçarão um candidato tucano histórico que sempre se esquivou de se posicionar politicamente.

BRIZOLA
O ex-governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, Leonel Brizola, dizia que “a política ama a traição e odeia o traidor”. Passado o processo eleitoral, Celso Donato terá de pagar a conta. Um péssimo início para quem pretende trilhar um caminho pela política.

continua depois da publicidade

CURIOSIDADE
O polêmico tabloide de Celso Donato ao lado de Romeu Zema e Alexandre Silveira teve uma tiragem de 100 mil exemplares e foi contratado pela empresa Jornal Mantiqueira Ltda., cujo CNPJ foi aberto em 15 de junho de 2022. Haja jornal para desovar na praça.

VISITAS
O presidente Jair Bolsonaro (PL) deve visitar Minas mais uma vez antes da eleição. Está prevista a ida do presidenciável ao Mega Space, em Santa Luzia, acompanhando da primeira dama Michelle Bolsonaro para um evento voltado para as mulheres. Ele também deverá ir a Divinópolis, cidade do deputado estadual Cleitinho (PSC), candidato de Bolsonaro ao Senado em Minas. Já Lula deve voltar a Minas no dia 22 ou 23. Uma das cidades cotadas para receber o petista é Ipatinga, região do senador Alexandre Silveira (PSD), candidato de Lula ao Senado.