Certificação ASI atesta a atuação sustentável da Alcoa em Poços

Programa é o mais abrangente da indústria do alumínio

A Alcoa Corporation anunciou ontem, 8, que recebeu a certificação da Aluminum Stewardship Initia-tive (ASI) para a Unidade de Poços de Caldas.

Todas as operações da empresa no Brasil agora são certificadas pela ASI, o que eleva para 17 o número global de unidades da Alcoa que obtiveram a certificação do Padrão de Desempenho da ASI. Fundada em 1965, a planta de Poços de Caldas foi o primeiro empreendimento da Alcoa no Brasil.

continua depois da publicidade

Inclui uma mina de bauxita, refinaria de alumina e fundição de alumínio, todas aprovadas na Certificação ASI. Além disso, a unidade é a única, no sistema global da Alcoa, a produzir pó de alumínio, utilizado em diversas aplicações industriais.

“Esta certificação é um marco importante em nossos esforços para garantir que todas as nossas operações brasileiras sigam os mais altos padrões de sustentabilidade”, disse Otavio Carvalheira, Presidente da Alcoa no Brasil e Vice-Presidente de Operações.

ABRANGÊNCIA
O programa é o mais abrangente da indústria do alumínio. Seus rigorosos padrões foram desenvolvidos em consulta com várias partes interessadas e abrangem questões ambientais, sociais e de governança (ESG) relevantes que afetam toda a cadeia de valor do alumínio, como emissões de gases de efeito estufa, biodiversidade e direitos humanos.

continua depois da publicidade

“Fechamos com sucesso mais um importante ciclo, que nos coloca em uma nova posição no mercado global de alumínio. A certificação é um importante passo para agregarmos ainda mais valor aos nossos produtos, mostrando o nosso comprometimento com a sustentabilidade do negócio”, ressalta Fabio Martins, gerente Geral da Alcoa Poços.

A unidade também segue com a implementação da planta de filtração, para disposição de resíduos seco de bauxita, tecnologia já implantada na Austrália.