Sem leitos de internação, Hospital do Câncer será apenas um novo Cacon

Para ser considerado um hospital propriamente dito, é preciso atender requisitos do Ministério da Saúde

Os vereadores Lucas Arruda (Rede) e Tiago Braz (Rede) tiveram aprovado pedido de informações sobre a construção do Hospital do Câncer de Poços de Caldas e a ampliação de leitos na Santa Casa.

O objetivo é entender a “dinâmica adotada pela Secretaria de Saúde quanto à construção” da unidade.

continua depois da publicidade

“Isto porque o secretário municipal de Saúde informou na sessão ordinária da Câmara Municipal, no dia 2 de agosto, que a construção do Hospital do Câncer liberaria espaços para novos leitos no Hospital da Santa Casa. No entanto, tivemos notícias de que essa ampliação não seria concretizada”, argumentam.

Os vereadores questionam quantos leitos serão ampliados no Hospital da Santa Casa e se esses leitos serão utilizados para quais especialidades.

Eles também querem saber quantos leitos serão criados no Hospital do Câncer, solicitando cópia do projeto de construção da unidade.

Por fim, questionam quais alas da Santa Casa passarão para o Hospital do Câncer e o que serão feitas nas áreas desocupadas na Santa Casa.

continua depois da publicidade

HOSPITAL X CACON
Durante a análise do requerimento, na sessão ordinária de terça-feira, 16, a vereadora Regina Cioffi (PP) disse que o Hospital do Câncer, na verdade, será um Centro de Atendimento Oncológico e Nefrológico, ou seja, uma espécie de novo Cacon, porque, segundo ela, para ser de fato um hospital, é necessário que existam leitos onde os pacientes possam ser internados, o que a vereadora aponta que não é o caso do projeto do Hospital do Câncer.

Em aparte, o vereador Roberto Santos (PRB) foi ainda mais prático, ao dizer que o Hospital do Câncer, “vai mudar apenas o Cacon de lugar”, em referência à unidade que já existe na Santa Casa.

Já o vereador Claudiney Marques (PSDB), após a vereadora Regina Cioffi ter apontado que existe uma necessidade de cerca de 100 novos leitos do SUS em Poços de Caldas, disse que em encontro com o superintendente da Santa Casa, Ricardo Sá, foi informado por ele que o município precisa de um hospital próprio, com 60 leitos, o que seria o suficiente para atender as principais demandas da cidade.

continua depois da publicidade

HOSPITAL DA ZONA LESTE
A resposta a um pedido de informações do vereador Tiago Braz sobre o Hospital da Zona Leste, no dia 1º de julho de 2022, ajuda a entender um pouco mais esse caso Hospital do Câncer.

Na resposta, a Prefeitura confirma que o Hospital da Zona Leste está inscrito no Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde como “Especialidades Médicas Núcleo Leste” e não como hospital.

Desta maneira, para ser considerado um hospital de fato, é preciso uma série de adequações, incluindo estruturais. Portanto, o Hospital da Zona Leste é um Centro de Especialidades e não um hospital propriamente dito, apesar de ter essa designação.

Assim, o Hospital do Câncer a ser construído, caso também não atenda os requisitos previstos na legislação, também será apenas um Cacon ampliado e em outro local, ainda que tenha a designação de Hospital do Câncer.