Camping sustentável oferece imersão na Mata Atlântica próximo à capital paulista


O Parque das Neblinas, reserva ambiental da Suzano gerida pelo Instituto Ecofuturo, localizado entre os municípios de Mogi das Cruzes e Bertioga, no estado de São Paulo, fica a 120km da capital e oferece um refúgio da cidade e uma opção para se reconectar à natureza. O ecoturismo no Parque promove a sensibilização ambiental e o contato direto com a Mata Atlântica. Entre as estruturas da reserva está a área de camping, que conta com módulos que permitem privacidade e uma imersão em meio à floresta.

O Parque, que tem cerca de 1.330 espécies registradas em sua área de 7 mil hectares, tem como objetivo oferecer uma experiência diferenciada e incentiva a percepção da responsabilidade de cada um no cuidado com o meio ambiente. Para os que se aventuram no camping, podem desfrutar de um roteiro de até cinco trilhas autoguiadas que conta com uma área de banho no rio Itatinga.

continua depois da publicidade

A vivência completa ganha um toque especial com a gastronomia da reserva, na qual o visitante tem a opção de alimentação oferecida por uma empresa da comunidade, que cria receitas com ingredientes nativos da Mata Atlântica, como Cambuci e frutos da palmeira-juçara, servidas no fogão à lenha.

Planejado para que seu uso seja de baixo impacto ao meio ambiente, o camping tem capacidade para até 20 pessoas e é dividido em oito módulos, que são espaços predeterminados para a montagem das barracas e separados entre si. Além disso, conta com local para banho quente e área para preparo de refeições em um fogão à lenha.

“A ideia é que a área do camping do Parque das Neblinas se torne uma experiência de imersão e de sensibilização, seja pela experiência significativa com a floresta, por estar acampando no meio a natureza, seja pela possibilidade de repensar sobre nossos impactos nos ambientes.”, afirma Michele Martins, analista de sustentabilidade do Ecofuturo.

O espaço possui um tratamento de esgoto ecológico com dois modelos diferentes: a fossa de bananeira, também conhecida como Ecofossa, e o banheiro seco, que cumpre todas as funções de um sanitário convencional sem utilizar água em seu sistema. No primeiro sistema, as bactérias transformam a matéria orgânica em nutrientes para o solo e a água retorna ao ambiente em forma de vapor – processo que leva o nome de evapotranspiração. No segundo, são utilizadas serragens para acelerar a decomposição.

No banho, as duchas são adaptadas para evitar desperdício e o tratamento da água é realizado por um sistema que possui um lago com plantas aquáticas e peixes, responsáveis por realizar a filtragem de uma forma natural. Por isso, é orientado que os visitantes utilizem produtos biodegradáveis.

Todas as atividades devem ser agendadas com antecedência pelo telefone (11) 4724-0555 ou pelo e-mail parquedasneblinas@ecofuturo.org.br.

Organização sem fins lucrativos, fundada em 1999 e mantida pela Suzano, o Instituto Ecofuturo contribui para transformar a sociedade por meio da conservação ambiental e promoção do conhecimento. Entre as principais iniciativas está a gestão do Parque das Neblinas, onde são desenvolvidas atividades de educação ambiental, pesquisa científica, ecoturismo, manejo e restauração florestal, e participação comunitária. Mais informações sobre o Ecofuturo em ecofuturo.org.brfacebook.com/InstitutoEcofuturoyoutube.com/institutoecofuturo e instagram.com/ecofuturo.

Reconhecido pelo Programa Homem e Biosfera da UNESCO como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, o Parque das Neblinas é uma reserva ambiental da Suzano, gerida pelo Ecofuturo, com 7 mil hectares. No local, são desenvolvidas atividades de ecoturismo, pesquisa científica, educação ambiental, manejo e restauração florestal e participação comunitária.

Planin – Assessoria de Imprensa da Suzano   

Angélica Consiglio, Beatriz Imenes e equipe – www.planin.com

Contato: Eduarda Lopes, Thallyta Nunes e Maíra Telles

suzano@planin.com – Tel.: (11) 2138-8949