Microfranquias crescem e ganham espaço no país
As microfranquias, modelo de baixo custo com investimento inicial de até R$ 105 mil, têm conquistado cada vez mais espaço entre os brasileiros.
É o que mostra o levantamento realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) com 450 microfranquias.
Segundo a pesquisa, o segmento subiu de 28,9% de participação em 2020 para 36,9% em 2022, considerando redes só de microfranquias (redes puras) e mistas (dois modelos). Além disso, a quantidade de franquias com a modalidade cresceu 39,8% de 2021 para este ano.
Entre os segmentos que possuem maior número de microfranquias, estão os Serviços e Outros Negócios, com 27,4%, seguido por Alimentação, com 16,2%, e Saúde, Beleza e Bem-estar, com 15,5%.
Um dos motivos para a alta é a transformação digital, que permite a criação de modelos de negócio mais compactos, baseados em residências e com atuação online. “Os modelos sem ponto físico de venda já vinham ganhando espaço no franchising, mas a pandemia deu um impulso ainda maior a eles, com destaque para o home-based, que diminui muito o investimento inicial e proporciona melhor integração com a vida pessoal do franqueado”, explicou a diretora de Microfranquias da ABF, Adriana Auriemo. “Nessa área, observamos muitas franquias de representação comercial e de prestação de serviços, inclusive digitais”, afirmou.
A empresa de desenvolvimento de softwares Datweb Sistemas, criou o sistema ERP Lukro neste modelo de franquia. “O baixo investimento inicial e a possibilidade de trabalhar de casa é o que mais chama a atenção dos franqueados para investir nesse tipo de modelo. Geralmente o negócio possibilita flexibilidade de horário e maior liberdade de atuação, podendo ser a fonte de renda principal do franqueado ou ainda uma atividade extra”, explicou Ricardo Sanches, gerente de produtos da franquia Lukro.
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Como funciona uma microfranquia
Diferentemente do modelo convencional, as microfranquias não demandam uma operação complexa, com muitos funcionários. Muitas vezes o franqueado realiza todas as atividades da empresa e aproveita a estrutura que tem em casa para gerenciar o negócio. Mas segundo Ricardo, as diferenças param por aí.
“O franqueado conta com todas as seguranças jurídicas previstas na Lei de Franquias, dessa forma ele recebe um treinamento completo e suporte contínuo para operar o negócio, além de todas as garantias descritas na legislação”, explicou Ricardo. “As microfranquias são uma oportunidade de ter um negócio pronto, testado e aprovado, com uma operação enxuta e custos mensais reduzidos”, finalizou o gerente da franquia Lukro.