ANAC divulga novas regras para treinamento de pilotos de aeronaves
O público experiente na pilotagem de aeronaves que requerem um treinamento avançado e focado apenas na sua operação, conhecidas como aeronaves Tipo, precisará seguir novas regras editadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) relacionadas ao treinamento para concessão e revalidação de habilitação de pilotos.
A condição vale para transportes aéreos que não possuem Centro de Treinamento de Aviação Civil certificado ou validado pela agência reguladora.
continua depois da publicidade
As regras, que incluem novos procedimentos de solo e de voo, já estão em vigor desde 1º de julho e trazem parâmetros técnicos tanto para treinamento inicial quanto para ajustes recorrentes.
De acordo com o órgão, para definição de conteúdo e carga horária, o treinamento passa a ter por base o que está estabelecido nos manuais da aeronave e no relatório de Aviação Operacional emitido pela Agência.
As novas regras definem mais um passo na formação de quem, hoje, sonha em ingressar na carreira de piloto comercial.
A retomada de diversos setores da economia, como o da aviação civil, traz consigo chances de colocação profissional, mas, ainda assim, é preciso muita dedicação para aqueles que querem prosperar no mercado de trabalho.
De acordo com o piloto comercial Valmir Cardia Delfini, a decisão de se tornar um piloto de avião, e escolher a carreira de piloto comercial como principal objetivo de vida e realização profissional, deve levar em conta vários fatores.
continua depois da publicidade
“A estratégia a ser traçada deve levar em conta a logística de onde você mora e como é o seu acesso às principais escolas de aviação. O planejamento financeiro é muito importante no começo da carreira do futuro aviador. Temos que ter em mente que o valor a ser investido é considerável e que precisa ser avaliado a todo momento da nossa preparação, pois o mercado tem altos e baixos e isso deve ser levado em consideração se pensarmos que o tempo esperado pode não ser o planejado. Por isso, o foco é muito importante”, esclarece.
Segundo o profissional, uma formação completa deve levar em torno de três anos de estudos iniciais. Além de respaldo financeiro, Delfini cita a experiência técnica adquirida, que é o que vai ditar como será essa caminhada do piloto de voo comercial.
“Lembrando que a experiência só virá por meio de um bom emprego e de muitos anos acumulando horas de voo. Me arrisco a dizer que a formação de um bom piloto experiente leve cerca de dez anos, comenta ele, que já tem 15 anos de experiência na área.
A rotina de um piloto consiste ainda na constante atualização curricular, citada pelo profissional como condição que fará muita diferença para a carreira.
“O que eu diria para um aspirante a piloto: esteja sempre preparado e estude muito, isso vai fazer uma grande diferença no futuro. Esteja pronto para os testes e as provas que farão parte da sua rotina e toda a sua carreira; seja aplicado e nunca deixe de acreditar que o seu sonho irá se tornar realidade”, conclui.
continua depois da publicidade
Após meses de estagnação, mercado da aviação está aquecido
Depois da baixa de passageiros motivada pela pandemia da Covid-19, o mercado segue se recuperando e já ultrapassa expectativas.
Segundo a ANAC, tanto o mercado doméstico como o internacional superaram, nos últimos dois anos, a oferta registrada no período anterior à crise sanitária. Em se tratando de voos dentro do país, a alta foi de 6% frente aos números de maio de 2019.
No mercado internacional, o relatório da Agência identificou que, só em maio deste ano, mais de 1,2 milhão de pessoas movimentaram o mercado aéreo, atingindo, assim, a maior circulação de passageiros desde fevereiro de 2020.
No que diz respeito ao transporte de correio e carga pagos, o estudo indicou um recorde de mais de 88 mil toneladas despachadas em rotas internacionais em maio de 2022. O maior resultado para o mês em 22 anos.
continua depois da publicidade
Altos salários e perfil predominantemente masculino
De acordo com informações de um dos maiores sites de vagas e recrutamento do mundo, o salário de um piloto de avião varia de R$12 mil a R$ 43 mil mensais, a depender das qualificações.
O gênero masculino ainda é predominante no setor aéreo, de acordo com a 6 ª edição do Anuário Brasileiro de Aviação Civil, do Instituto Brasileiro de Aviação (IBA). Homens representam cerca de 71% de todas as ocupações, enquanto as mulheres apenas 29%.
O estudo, que traz a consolidação de dados estatísticos e mercadológicos do setor, também aponta que o estado de São Paulo continua em destaque no número de aeronaves. Mesmo com as restrições aplicadas no setor por conta da pandemia, a região concentrou cerca de 59% da frota de aviação comercial.