ACIA pede adequações na Zona Azul

Comerciantes pediram alterações no sistema de estacionamento rotativo

Sergio Iran, diretor da EXP Parking, empresa que administra a Zona Azul, serviço de estacionamento rotativo pago em ruas demarcadas da área central de Poços de Caldas, visitou a direção da ACIA (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária).

Acompanhado pelo secretário municipal de Defesa Social, Luis Carlos Lima, o objetivo foi de tomar ciência da avaliação dos empresários de Poços em relação às primeiras semanas de implantação do sistema.

Eles ouviram do presidente da entidade, Marcos Roberto de Oliveira, que, no geral, a nova Zona Azul está indo muito bem, principalmente quanto às vagas disponíveis na região central.

“No início todos reclamaram de apenas uma hora o limite de estacionamento, o que me motivou a solicitar ao prefeito que se aumentasse aquele tempo para duas horas, um pleito não apenas da ACIA, o que acabou acontecendo logo na primeira semana de implantação. No mais, tivemos problemas com pessoas que não estavam conseguindo validar seus créditos pelo aplicativo, e ainda um dia de semana à tarde em que o sistema estava fora do ar, mas acredito que somente após a implantação das demais áreas é que teremos a certeza sobre o funcionamento e da repercussão perante nossos associados”, avaliou.

ADEQUAÇÕES
Durante o encontro , o presidente da ACIA aproveitou a oportunidade e fez duas reivindicações em nome dos empresários associados: a primeira, que os mesmos possam adquirir créditos em parceria com a ACIA para oferecer aos clientes com desconto vantajoso para ambas as partes; a segunda, que aos sábados, o cliente possa comprar uma hora de estacionamento e ter direito a permanecer na vaga por duas horas, beneficiando também os turistas. A direção da Zona Azul ficou de analisar os pedidos e prometeu rápida resposta.

CAPITÃO AFFONSO JUNQUEIRA
A rua Capitão Affonso Junqueira, no Centro, é uma das vias em que haverá implantação da Zona Azul. No fim de semana, foi realizada a demarcação das vagas rotativas na via, mas o fato desagradou os comerciantes da área. Uma das queixas é que as vagas podem atrapalhar o comércio na região.

Além disto, os comerciantes reclamam da falta de diálogo do Demutran em pintar as vagas antes de conversar com os interessados. No entanto, o Demutran alega que a rua já estava prevista para ser incluída na nova Zona Azul, conforme decreto municipal.

Outra queixa dos comerciantes é quanto à demarcação de algumas vagas. Existem queixas de vagas rotativas colocadas na porta de uma oficina mecânica e ainda falta de vaga para deficiente físico. A partir de 1º de agosto, começa a cobrança na Área 2, onde o tempo previsto de parada é de duas horas podendo chegar a três horas.